BRASIL E PORTUGAL: RELAÇÕES TRANSATLÂNTICAS E LITERÁRIAS NO SÉCULO XIX

Autores

  • Juliana Maia de Queiróz jumaiaque@gmail.com

Resumo

Neste artigo buscamos apresentar e analisar as relações transatlânticas e literárias entre Portugal e Brasil no século XIX, com base na presença e circulação da obra de autores portugueses no Brasil e de autores brasileiros em Portugal. Tomando como fonte de pesquisa catálogos de livreiros dos dois países, bem como observações críticas publicadas em periódicos da época, observamos a importante presença de escritores transitando nos dois lados do Atlântico, revelando assim uma aproximação entre as literaturas destes dois países.
PALAVRAS-CHAVE: Circulação de romance, Brasil e Portugal, século XIX

Biografia do Autor

Juliana Maia de Queiróz

Mestre em Teoria e História Literária (2004) e doutorado em Teoria e História Literária (2011), desenvolvidos no Instituto de Estudos da Linguagem/UNICAMP. Atualmente, desenvolve pesquisa de pós-doutorado na UNESP, de São José do Rio Preto, com o projeto Brasileiros em Portugal e Portugueses no Brasil: romances que cruzaram o Atlântico na segunda metade do século XIX, financiado pela FAPESP. Entre fevereiro e julho de 2013, realizou estágio de pesquisa na Universidade Nova de Lisboa com bolsa BEPE/FAPESP, parte integrante do projeto de pós-doutorado em andamento.

Downloads

Publicado

2014-02-14

Como Citar

QUEIRÓZ, J. M. de. BRASIL E PORTUGAL: RELAÇÕES TRANSATLÂNTICAS E LITERÁRIAS NO SÉCULO XIX. Polifonia, [S. l.], v. 20, n. 28, 2014. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/1674. Acesso em: 8 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê