O BRASIL PITORESCO DE DEBRET

Autores

  • Thiago Costa thiagocosta248@yahoo.com.br
  • Pablo Diener fadiener@terra.com.br

Resumo

Introduzido ao repertório conceitual da teoria da arte a partir da segunda metade do século XVIII, o pitoresco alcançou autonomia enquanto cânone artístico formal, entendido como um tipo de composição diferente do paradigma clássico de beleza. Relacionado inicialmente à construção ideal da natureza, nomeadamente de parques e jardins, logo o termo passou a designar um conjunto abrangente de motivos e de práticas. Já no começo do século XIX transformou-se em fórmula de uso comum nas publicações de artistas-viajantes, tanto no Velho Continente, como na América e em outros lugares do mundo extraeuropeu. Nesse sentido, o Viagem pitoresca e histórica ao Brasil (Paris, 1834/39), do pintor francês Jean-Baptiste Debret, constituiu-se em uma das suas mais belas manifestações, na qual o autor procurou alinhar seu trabalho a um subgênero particular no âmbito da literatura de viagem. Contudo, em Debret o conceito do pitoresco ganhou também outras conotações. Assim, percebe-se que a experiência do pitoresco acompanhou o artista em vários momentos do seu afazer artístico, revelando-se como um expediente importante de apreensão e registro da realidade americana.
PALAVRAS-CHAVE: Jean-Baptiste Debret, Viagem pitoresca e histórica ao Brasil, estética do pitoresco

Biografia do Autor

Thiago Costa

Mestre em história pela UFMT. Autor da dissertação O Brasil pitoresco do Brasil (UFMT, 2011).

Pablo Diener

Doutor em História da Arte pela Universidade de Zurique. Professor do Departamento de História da UFMT.

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Publicado

2014-02-14

Como Citar

COSTA, T.; DIENER, P. O BRASIL PITORESCO DE DEBRET. Polifonia, [S. l.], v. 20, n. 28, 2014. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/1673. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê