O BRASIL PITORESCO DE DEBRET
Resumo
Introduzido ao repertório conceitual da teoria da arte a partir da segunda metade do século XVIII, o pitoresco alcançou autonomia enquanto cânone artístico formal, entendido como um tipo de composição diferente do paradigma clássico de beleza. Relacionado inicialmente à construção ideal da natureza, nomeadamente de parques e jardins, logo o termo passou a designar um conjunto abrangente de motivos e de práticas. Já no começo do século XIX transformou-se em fórmula de uso comum nas publicações de artistas-viajantes, tanto no Velho Continente, como na América e em outros lugares do mundo extraeuropeu. Nesse sentido, o Viagem pitoresca e histórica ao Brasil (Paris, 1834/39), do pintor francês Jean-Baptiste Debret, constituiu-se em uma das suas mais belas manifestações, na qual o autor procurou alinhar seu trabalho a um subgênero particular no âmbito da literatura de viagem. Contudo, em Debret o conceito do pitoresco ganhou também outras conotações. Assim, percebe-se que a experiência do pitoresco acompanhou o artista em vários momentos do seu afazer artístico, revelando-se como um expediente importante de apreensão e registro da realidade americana.
PALAVRAS-CHAVE: Jean-Baptiste Debret, Viagem pitoresca e histórica ao Brasil, estética do pitoresco