MORAL E ARTE LITERÁRIA NO SÉCULO XIX: O ROMANCE SOB SUSPEITA

Autores

  • Andréa Correa Paraiso Müller andrea.paraiso@uol.com.br

Resumo

Neste artigo, temos por objetivo investigar a leitura literária no século XIX a partir de um dos mais importantes critérios de avaliação artística daquele período, a moral. Orientando-nos pela perspectiva da História da Leitura, realizamos pesquisa de fontes primárias que demonstrou que a moral fazia parte da concepção de literatura predominante no século XIX: acreditava-se que os textos eram capazes de influenciar o comportamento dos leitores. O romance era considerado particularmente perigoso por atingir um público mais amplo, que incluía mulheres, jovens e trabalhadores.
PALAVRAS-CHAVE: século XIX, moral, romance

Biografia do Autor

Andréa Correa Paraiso Müller

Doutora em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora adjunta do Departamento de Línguas Estrangeiras Modernas (área de Literatura Francesa) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Downloads

Publicado

2014-02-14

Como Citar

MÜLLER, A. C. P. MORAL E ARTE LITERÁRIA NO SÉCULO XIX: O ROMANCE SOB SUSPEITA. Polifonia, [S. l.], v. 20, n. 28, 2014. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/1670. Acesso em: 5 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê