A institucionalização do estudo das línguas indígenas brasileiras

Entrevista com Ana Suelly Arruda Câmara Cabral

Autores

  • Ariel Pheula do Couto e Silva polifoniapa@gmail.com
    Universidade de Brasília
  • Rose Luciano polifoniapa@gmail.com
    Universidade de Brasília

DOI:

10.59917/rpolifonia.v29i56.16575

Resumo

Ana Suelly Arruda Câmara Cabral, professora titular da Universidade de Brasília e coordenadora do Laboratório de Línguas e Literaturas Indígenas (LALLI) do IL/UnB, dialoga com Ariel Silva e com Rose Luciano sobre a história do LALLI, ressaltando o papel do professor Aryon Dall’Igna Rodrigues na sua criação e consolidação. Ressalta o importante papel do LALLI na formação de pesquisadores indígenas e não indígenas, assim como a importância dos seus projetos de educação e fortalecimento de línguas indígenas e a atuação de seus pesquisadores junto a povos de recente contato

Referências

AZEVEDO, Gilda Maria Corrêa de. Língua Kiriri: Descrição do dialeto Kipeá. Dissertação de Mestrado. Brasília: PPGL/UnB, 1965.

RODRIGUES, Aryon Dall’Igna. Phonologie der Tupinambá-Sprache. Tese de doutorado. Universidade de Hamburgo, 1959.

___. Tarefas da linguística no Brasil. Estudos Linguísticos. Revista Brasileira de Lingüística Teórica e Aplicada, 1966, vol. 1, n. 1, p. 4-15

CABRAL, Ana Suely Arruda Câmara; RODRIGUES, Aryon Dall'Igna (Orgs.). Línguas indígenas brasileiras: Fonologia, gramática e história

Atas do I Encontro Internacional do Grupo de Trabalho sobre Línguas Indígenas da ANPOLL. Belém: EDUFPA, 2002, v. 1 e 2.

HINTON, Leanne. Como manter sua língua viva: uma abordagem da aprendizagem individualizada baseada no bom senso. Revista Brasileira de Linguística Antropológica, Volume Especial, 2020.

Downloads

Publicado

2023-11-01

Como Citar

SILVA, A. P. do C. e .; LUCIANO, R. . A institucionalização do estudo das línguas indígenas brasileiras: Entrevista com Ana Suelly Arruda Câmara Cabral. Polifonia, [S. l.], v. 29, n. 56, p. 90–109, 2023. DOI: 10.59917/rpolifonia.v29i56.16575. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/16575. Acesso em: 15 jun. 2024.