Performances do corpo negro feminino

uma leitura da construção do sujeito lírico na obra de Roberta Estrela D’alva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59917/cwjb0s42


Palavras-chave:

Corpo, Mulher, Poesia brasileira contemporânea

Resumo

Tomando como ponto de partida a hipótese de Leda Maria Martins de que a subjetividade dos corpos se cria no e pelo poema por meio de um valor performativo, apresentamos um estudo a partir do caráter performático da subjetividade feminina no processo de significação do poema. Para tanto, tomamos como foco de leitura o poema SLAM BLUES – TAKE I, de Roberta Estrela D’alva, para pensarmos a articulação entre corpo, performance e poética. As reflexões apontam que a retomada da performance do tempo espiralar dos corpos negros ampliam os modos de configuração do sujeito lírico na poesia brasileira contemporânea produzida por mulheres. 

Biografia do Autor

  • Paulo Eduardo Benites de Moraes, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

    outor em Letras/Estudos Literários e Mestre em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Licenciado em Letras Língua Portuguesa/Língua Inglesa e suas respectivas literaturas pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Linguagem e Comunicação (DALIC) e do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (PPGEL) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR-Curitiba). Realizou estágio de Pós-Doutorado na Universidade Católica Dom Bosco (2019-2020). É líder do Grupo de Pesquisa em Poéticas Moderna e Contemporânea (UTFPR/CNPq). Membro do GT Intermidialidade: literatura, artes e mídias, da Anpoll.

  • Patrícia Pereira da Silva, Universidade Federal de Rondônia

    Licenciada em Letras Português e suas respectivas Literaturas pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR, 2020). Tecnóloga em Gestão Pública pelo Instituto Federal de Rondônia (IFRO, 2016). Mestra em Estudos Literários pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Atualmente estou Professora Mediadora EaD do Instituto Federal de Rondônia - Campus Porto Velho Zona Norte no CST Gestão Pública EaD e Professora Classe C da Educação Básica da SEDUC-RO.

  • Maria Alice Sabaini de Souza, Universidade Federal de Rondônia

    Possui graduação em Letras-Licenciatura Plena Português-Inglês pela Universidade Estadual de Maringá (2005), mestrado em Estudos Literários pela Universidade Estadual de Maringá (2008) e doutorado em Curso de Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2018). Atualmente é professora da Universidade Federal de Rondônia - UNIR. É integrante do Grupo de Pesquisa em Poéticas Moderna e Contemporânea e do Grupo de Pesquisa Tradução, Línguas e Cultura - TraLinC. Atua nas seguintes linhas de pesquisa: Literatura e construção de identidades, Português como Língua Estrangeira/Adicional, Literatura Comparada e Perspectivas teóricas no Estudo da Literatura e da Cultura. Coordena o projeto de extensão "Vozes que se Expressam" e é vice coordenadora do Projeto de Pesquisa Egressos de Línguas Estrangeiras e suas Ações da UNIR.

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Publicado

2025-02-22

Como Citar

Performances do corpo negro feminino: uma leitura da construção do sujeito lírico na obra de Roberta Estrela D’alva. Polifonia, [S. l.], v. 30, n. 57, 2025. DOI: 10.59917/cwjb0s42. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/16380. Acesso em: 20 mar. 2025.