UMA ODE À RECONCILIAÇÃO: A POÉTICA CORPORAL DE GILKA MACHADO, HILDA HILST E OLGA SAVARY

Autores

  • Andréa Jamilly Rodrigues Leitão andreajamilly@gmail.com
    UFPA
  • Antônio Máximo Ferraz maximoferraz@gmail.com
    UFPA

Resumo

Neste trabalho, será interpretado, em regime de diálogo, a poética da transfiguração do corpo dos amantes em elementos da natureza, o que se observa em poemas de três escritoras Gilka Machado, Hilda Hilst e Olga Savary. Neles, a corporeidade configura uma abertura para a realização poética que constitui cada existência. Sob a vigência do erotismo, os corpos humanos são assimilados a uma doação da natureza. Se, por um lado, há que se reconhecer o seu próprio corpo como hŭmus, “terra”, por outro, há que se assumir a sua condição de estar lançado no devir temporal incessante. Na obra dessas poetas, a experiência erótico-amorosa celebra a possibilidade de reconciliação com as origens telúricas que se manifestam na própria natureza viva dos amantes.
PALAVRAS-CHAVE: Corpo, natureza, reconciliação

Biografia do Autor

Andréa Jamilly Rodrigues Leitão, UFPA

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Letras pela UFPA, desenvolvendo a pesquisa sobre o corpo na obra poética de Olga Savary. Integrante do Núcleo Interdisciplinar Kairós: Estudos de Poética e Filosofia (NIK/UFPA). Atualmente, é professora de Língua Portuguesa na Secretaria Municipal de Educação (SEMEC).

Antônio Máximo Ferraz, UFPA

Professor Adjunto do Instituto de Letras e Comunicação da Universidade Federal do Pará e do Programa de Pós-Graduação em Letras na mesma Universidade. Doutor em Ciência da Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, na área de Teoria Literária, com a tese "Fernando Pessoa em obra: a teatralização da metafísica". Mestre em Teoria Literária pela Universidade de Brasília, com a dissertação "O sagrado no 'Retábulo de Santa Joana Carolina', de Osman Lins". Bacharel em Direito pela UnB e advogado. Coordena o Núcleo Interdisciplinar Kairós - Estudos de Poética e Filosofia (NIK/UFPA), grupo de pesquisa cadastrado no CNPq. O grupo atualmente desenvolve o projeto de pesquisa "A obra de arte e o pensamento poético-originário", o qual constitui um desdobramento e uma continuidade do projeto "O trágico na modernidade literária brasileira".

Downloads

Publicado

2015-03-10

Como Citar

LEITÃO, A. J. R.; FERRAZ, A. M. UMA ODE À RECONCILIAÇÃO: A POÉTICA CORPORAL DE GILKA MACHADO, HILDA HILST E OLGA SAVARY. Polifonia, [S. l.], v. 21, n. 30, 2015. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/1637. Acesso em: 20 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê