MEMÓRIA, NARRAÇÃO ORAL E CORPO: VIVÊNCIAS REALIZADAS NO LAB_ARTE DA FEUSP

Autores

  • Fabiana de Pontes Rubira fabianarubira@usp.br
    Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FEUSP
  • Patricia Pérez Morales patriciaperezmoral@gmail.com

Resumo

Neste artigo relatamos experiências narrativas desenvolvidas no Lab_Arte – Laboratório Experimental de Arte, Educação e Cultura, da FEUSP, no Núcleo de Narração de Estórias. A partir de uma concepção de educação de sensibilidade e de uma perspectiva hermenêutico-fenomenológica de investigação, analisamos os processos simbólicos de alunos do laboratório. Assim, constatamos a importância da participação ativa do corpo na construção de conhecimentos e de memórias.
PALAVRAS-CHAVE: memória, narração oral, educação de sensibilidade

Biografia do Autor

Fabiana de Pontes Rubira, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FEUSP

Formada em Letras Português/Espanhol pela FFLCH-USP. Mestre em Lingaugem e Educação pela FEUSP (2006). Professora e contadora de estórias, coordenadora do núcleo de Narração de Estórias, do Lab_Arte - FEUSP.

Patricia Pérez Morales

Graduada em Ciências Sociais pela Universidad Pedagógica Nacional, Bogotá, Colômbia. Mestre e doutora em Educação pela FEUSP. Docente-pesquisadora em tempo integral da Facultad de Ciencias de la Educación de la Universidad de la Salle, Bogotá, Colômbia. Atualmente desenvolve pesquisa sobre Ciência e Arte-Educação, no Instituto Distrital de Artes – IDARTES, junto aos núcleos experimentais de Astronomia do Planetário de Bogotá, em parceria com o Lab_Arte da FEUSP.

Downloads

Publicado

2015-03-10

Como Citar

RUBIRA, F. de P.; MORALES, P. P. MEMÓRIA, NARRAÇÃO ORAL E CORPO: VIVÊNCIAS REALIZADAS NO LAB_ARTE DA FEUSP. Polifonia, [S. l.], v. 21, n. 30, 2015. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/1636. Acesso em: 19 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê