O ensino dos gêneros discursivos em um material didático pautado na semiótica francesa
Reflexões sobre o embasamento teórico na prática dos professores
DOI:
10.59917/rpolifonia.v29i55.15668Resumo
Neste trabalho dedicamo-nos a uma reflexão sobre a abordagem de gêneros discursivos em uma obra didática destinada ao sexto ano do ensino fundamental. Como a obra é pautada em conceitos teóricos da semiótica francesa, o objetivo principal é demonstrar como este direcionamento teórico é pertinente para a abordagem dos gêneros discursivos, já que a semiótica greimasiana traz contribuições para a análise de quaisquer textos. Além das contribuições da semiótica francesa, retoma-se o posicionamento de Bakhtin e outros estudiosos para a compreensão da noção de gênero discursivo; também, apontam-se possíveis caminhos para o trabalho com os gêneros conto (a partir da obra eleita) e miniconto, seguindo a linha teórica escolhida. Conclui-se que, para um bom processo de ensino-aprendizagem dos gêneros discursivos, é preciso não somente que o material didático usado seja bem recortado teoricamente, mas também que a utilização de uma linha teórica tem necessidade de um estudo constante por parte dos professores de língua portuguesa.
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