CREPÚSCULO DO ADOLESCER: A LITERATURA COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO SUBJETIVA NA PASSAGEM DO LAÇO FAMILIAR PARA O LAÇO SOCIAL

Autores

  • Carla renata Braga de Souza Martinez carlarenatabs@gmail.com
    Universidade de Fortaleza (UNIFOR) http://www.unifor.br
  • Leônia Cavalcante Teixeira leonia.ct@gmail.com
    Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

Resumo

Neste artigo temos por objetivo a articulação entre o adolescer e a saga Crepúsculo. Trabalhamos na interface literatura, adolescência e psicanálise e partimos do pressuposto de que a saga traz elementos em sua narrativa, os quais dão subsídios para pensá-la como uma metáfora do adolescer. Destacamos a literatura como uma possibilidade para subsidiar a constituição subjetiva através da reformulação da identificação e dos ideais para o adolescente. Para isso, o artigo é composto de três eixos, nos quais discutiremos a respeito da construção do conceito adolescente na psicanálise; da proximidade entre o adolescente e o vampiro, trazendo uma exposição a respeito da saga Crepúsculo; por fim, propomos uma reflexão das questões essenciais da adolescência.
PALAVRAS-CHAVE: adolescência, psicanálise, literatura

Biografia do Autor

Carla renata Braga de Souza Martinez, Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

Psicóloga, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Professora da Faculdade Maurício de Nassau (Fortaleza).

Endereço para correspondência: Rua Alberto Feitosa Lima, 130, ap. 703. Guararapes.
CEP 60810-018. Fortaleza-Ceará-Brasil

Leônia Cavalcante Teixeira, Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

Profa. Titular do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza UNIFOR); Dra. em Saúde Coletiva; Ms. em Educação; Pós-Doutorado na Universidade Aberta (Portugal); Psicóloga e Psicanalista; Coordenadora do LAEPCUS - Laboratório de estudos sobre Psicanalise, Cultura e Subjetividade; Membro do GT “Dispositivos clínicos em saúde mental” na ANPEPP.

Downloads

Publicado

2015-03-10

Como Citar

MARTINEZ, C. renata B. de S.; TEIXEIRA, L. C. CREPÚSCULO DO ADOLESCER: A LITERATURA COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO SUBJETIVA NA PASSAGEM DO LAÇO FAMILIAR PARA O LAÇO SOCIAL. Polifonia, [S. l.], v. 21, n. 30, 2015. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/1562. Acesso em: 19 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê