Discursos envolventes nas declarações do Papa Francisco acerca da homossexualidade

Construindo identidades na interface Estado e Igreja

Autores

  • Alexandre Ribeiro Emiliano polifoniapa@gmail.com
    Secretaria Estadual de Educação/Universidade Federal de Alagoas (SEE/UFAL)
  • Juliana Oliveira de Santana Novais polifoniapa@gmail.com
    Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
  • Rita de Cássia Souto Maior polifoniapa@gmail.com
    Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Resumo

Entendemos, inicialmente, que as discussões sobre a noção de “sexualidade” são tão antigas quanto a própria humanidade e que os debates foram negligenciados e/ou silenciados num campo que continua tensionando significações que podem subsidiar discursos preconceituosos e até de ódio. Preocupando-nos com as narrativas que dão base para ações de violência na sociedade, propomos analisar discursos, chamados envolventes, de uma das instituições religiosas que vem se destacando em rupturas de sentidos tradicionais. Sendo assim, a partir da metodologia interpretativista, analisamos declarações não oficiais do Papa Francisco sobre a noção de “homossexualidade”, correlacionando-as a trechos do Catecismo e de sua Carta encíclica. Dentro da perspectiva de estudos discursivos bakhtinianos e pelo viés de atuação da linguística aplicada da desaprendizagem e da implicação nas redes sociais de sentido, temos o objetivo de descrever discursos envolventes que tensionam as falas do pontífice e o que essas tensões discursivas podem problematizar nos sentidos sociais em construção sobre questões de gênero, especificamente das identidades relacionadas à homossexualidade.

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Publicado

2023-02-16

Como Citar

EMILIANO, A. R. .; NOVAIS, J. O. de S. .; SOUTO MAIOR, R. de C. . Discursos envolventes nas declarações do Papa Francisco acerca da homossexualidade: Construindo identidades na interface Estado e Igreja. Polifonia, [S. l.], v. 29, n. 54, 2023. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/15012. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Estudos Linguísticos