ATIVIDADES DE LEITURA NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Descreve-se uma sequência de atividades, envolvendo a leitura, desenvolvida durante a aplicação do projeto Práticas de Letramento em Língua Portuguesa, pertencente ao Programa Universidade sem Fronteiras, SETI/SEED-PR em uma escola pública, na cidade de Apucarana-PR, com os alunos dos 6º anos do Ensino Fundamental. Ao ter como foco práticas que levassem ao letramento dos alunos, optou-se pelo trabalho com o gibi da Turma da Mônica, referente ao combate às drogas, uma vez que a temática vai ao encontro da realidade dos alunos. O processo de leitura desenvolvido possibilitou aos alunos o uso do material lido como uma forma de dialogar e expor aspectos de sua própria realidade. Desde que um diálogo com o professor e com os colegas de classe foi estabelecido, o processo respondeu à questões sobre leitura como interatividade em resposta aos discursos constituídos pela sociedade na qual eles vivem.
PALAVRAS-CHAVE: Leitura, escrita, ensino fundamental
ABSTRACT: Current paper describes a series of reading-involving activities developed during the application of the project ‘Literacy practices in Portuguese’ within the University without Frontiers Program, SETI/SEED PR Brazil, in a government school in Apucarana - PR Brazil, with students of the 6th year of primary school. Since practices that would lead to students’ literacy are focused, school activities on the ‘Monica Playmates’ comics were undertaken. The activities dealt with actions against illicit drugs since the theme was within the students’ milieu. The reading and writing processes developed helped the students to use the reading material to maintain a dialogue and discuss aspects of their own reality. Since a dialogue with the teacher and class mates was established, the process responded to issues on reading as interactivity in a reply to the constituted speeches by the society in which they live.
KEYWORDS: Reading, writing, primary school