ATIVIDADES DE LEITURA NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Renilson José Menegassi renilson@wnet.com.br
    UEM
  • Ângela Francine Fuza angelafuza@hotmail.com
    Unicamp/CNPq-UFT

Resumo

Descreve-se uma sequência de atividades, envolvendo a leitura, desenvolvida durante a aplicação do projeto Práticas de Letramento em Língua Portuguesa, pertencente ao Programa Universidade sem Fronteiras, SETI/SEED-PR em uma escola pública, na cidade de Apucarana-PR, com os alunos dos 6º anos do Ensino Fundamental. Ao ter como foco práticas que levassem ao letramento dos alunos, optou-se pelo trabalho com o gibi da Turma da Mônica, referente ao combate às drogas, uma vez que a temática vai ao encontro da realidade dos alunos. O processo de leitura desenvolvido possibilitou aos alunos o uso do material lido como uma forma de dialogar e expor aspectos de sua própria realidade. Desde que um diálogo com o professor e com os colegas de classe foi estabelecido, o processo respondeu à questões sobre leitura como interatividade em resposta aos discursos constituídos pela sociedade na qual eles vivem.
PALAVRAS-CHAVE: Leitura, escrita, ensino fundamental

ABSTRACT:
Current paper describes a series of reading-involving activities developed during the application of the project ‘Literacy practices in Portuguese’ within the University without Frontiers Program, SETI/SEED PR Brazil, in a government school in Apucarana - PR Brazil, with students of the 6th year of primary school. Since practices that would lead to students’ literacy are focused, school activities on the ‘Monica Playmates’ comics were undertaken. The activities dealt with actions against illicit drugs since the theme was within the students’ milieu. The reading and writing processes developed helped the students to use the reading material to maintain a dialogue and discuss aspects of their own reality. Since a dialogue with the teacher and class mates was established, the process responded to issues on reading as interactivity in a reply to the constituted speeches by the society in which they live.
KEYWORDS: Reading, writing, primary school

 

Biografia do Autor

Renilson José Menegassi, UEM

Atua na graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá e no Programa de Pós-Graduação em Letras da mesma instituição, nos cursos de Mestrado e Doutorado. Atualmente, coordena projetos de pesquisa financiados pela Fundação Araucária e realiza seu Pós-Doutorado junto à Unicamp. Coordena o Grupo de Pesquisa Interação e Escrita (UEM/CNPq), cuja página eletrônica apresenta toda sua produção, assim como a dos membros do grupo: www.escrita.uem.br. Coordenou o Projeto Práticas de Letramento em Língua Portuguesa, pertencente ao Programa Universidade sem Fronteiras, SETI/SEED-PR.

Ângela Francine Fuza, Unicamp/CNPq-UFT

Doutoranda em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp/CNPq). Professora do curso de Letras da Universidade Federal do Tocantins (UFT). É Mestre em Letras pala Universidade Estadual de Maringá (UEM) e membro do Grupo de Pesquisa "Interação e Escrita" (UEM-CNPq - www.escrita.uem.br). Participou do Projeto Práticas de Letramento em Língua Portuguesa, pertencente ao Programa Universidade sem Fronteiras, SETI/SEED-PR.

Downloads

Publicado

2013-11-26

Como Citar

MENEGASSI, R. J.; FUZA, Ângela F. ATIVIDADES DE LEITURA NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Polifonia, [S. l.], v. 20, n. 27, 2013. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/1453. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê