REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE LITERATURA E FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Maria Edinete Tomás edinete_tomas@uvanet.br
    Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA-CE)
  • Alexandra Maria de Castro e Santos Araújo alexandra_araujo@uvanet.br
    Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA-CE) https://orcid.org/0000-0002-2244-5268
  • Eduardo César Pereira Souza eduardo.c.souza@unesp.br
    Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp) https://orcid.org/0000-0002-6418-2128

DOI:

https://doi.org/10.59917/61np3x27


Palavras-chave:

Ensino de Literatura, Formação docente, Ensino Médio

Resumo

Este trabalho parte do objetivo maior de compreender como a formação inicial do professor para o ensino de Literatura, desenvolvida pelo Curso de Letras – Habilitação em Língua Portuguesa da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) vincula-se ao Ensino Médio. Nosso estudo privilegia a pesquisa teórica sob viés comparativo, apoiando-se em documentos oficiais que normatizam o ensino. Dentre os resultados, verificamos que na BNCC, a Literatura é caracterizada como eixo curricular para toda a educação básica nacional. Já na matriz curricular do referido curso, a formação do egresso para atuar na docência do Ensino Médio fortalece-se por meio do estudo teórico-prático a envolver a compreensão da ação e dos saberes docentes voltados aos conteúdos literários, cuja aquisição teórica, em diferentes componentes curriculares, soma-se à advinda com o Estágio Curricular Supervisionado.

Biografia do Autor

  • Maria Edinete Tomás, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA-CE)

    Atualmente é Professora Assistente da Universidade Estadual Vale do Acaraú. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura, infância, alfabetização, leitura-escrita, ensino e gestão escolar.

  • Alexandra Maria de Castro e Santos Araújo, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA-CE)

    Pós-Doutoranda - Doutorado e Mestrado em Linguística; Graduação em Letras Português/Francês e Literaturas (Universidade Federal do Ceará - UFC); Especialização em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e de Língua Estrangeira - UNINTER (Polo Macapá/AP). Exerci o magistério superior (DE), na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), lecionando Francês (cursos Letras; Secretariado Executivo)/ Português (cursos Administração; Ciências Biológicas; Geografia; Letras e Secretariado Executivo) e Literatura Francesa (curso Letras/PARFOR). Professora efetiva no curso de Letras da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA, Sobral - CE), atuando, também, no Letras/PARFOR. Integro os Grupos de pesquisa: GESLA/SOCIOLIN-LE/Línguas & Histórias (UFC) e sou líder do (GREFPLEM)/UVA-CE. Ministrei aulas de Francês no NUCLE da UVA. Coordenadora do Grupo de Estudo FLEUVA (Francês Língua Estrangeira da Universidade Estadual Vale do Acaraú). Professora permanente do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) da Universidade Federal do Ceará (UFC). 

  • Eduardo César Pereira Souza, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp)

    Doutorando em Linguística e Língua Portuguesa na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), Mestre em Linguística pela Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul), Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira pelo Centro Universitário Internacional Uninter e Bacharel em Secretariado Executivo pela Universidade Federal do Amapá (Unifap). Faz parte do Grupo de Pesquisas Interdisciplinares em Secretariado - GPISEC (CNPq/UFS), do Grupo de Estudos Francês/Português Língua Estrangeira e Materna - GREFPLEM (CNPq/UVA-CE) e do Grupo de Pesquisa Estudos do Léxico: descrição e ensino (CNPq/Unesp). É membro efetivo da Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado (ABPSEC), na qual ocupa o cargo de Secretário-geral pela segunda vez (Gestão 2019-2021; Gestão 2021-2023). Além disso, também é membro da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB), Associação Ibero-americana de Linguística Aplicada (AIALA), da Asociación Latinoamericana de Estudios de la Escritura en Educación Superior y Contextos Profesionales (ALES) e da Associação de Professores de Espanhol do Estado de São Paulo (APEESP). Desde dez./2017, atua como Gestor Editorial na Revista de Gestão e Secretariado (GeSec).

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Publicado

2025-02-22

Como Citar

REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE LITERATURA E FORMAÇÃO DOCENTE. Polifonia, [S. l.], v. 30, n. 57, 2025. DOI: 10.59917/61np3x27. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/14228. Acesso em: 17 mar. 2025.