Formação docente para o ensino de línguas adicionais para crianças

Uma discussão inadiável e o desvelar de (possível) currículo

Autores

  • Leandra Ines Seganfredo Santos leandraines@unemat.br
    Universidade Estadual de Mato Grosso
  • Juliana Reichert Assunção Tonelli polifoniapa@gmail.com

Resumo

A formação docente – inicial e continuada - para o ensino de línguas adicionais para crianças é um tema que ainda carece de estudos e, em especial, de proposituras. Além disso, faz-se necessário problematizar um possível currículo que atenda às necessidades de tal formação. Neste artigo, propomos possíveis caminhos para a caracterização de um currículo de curso de formação docente para atuação no ensino de línguas adicionais para crianças, não só para proposituras futuras, bem como para construção de políticas públicas concernentes ao tema a partir da apresentação e análise de duas propostas de formação continuada de professores de línguas adicionais para crianças, na modalidade lato sensu, implementadas em caráter inédito no Brasil, em duas universidades estaduais públicas localizadas nas regiões Centro-Oeste e Sul. Para atingir tal objetivo, recuperamos pesquisas desenvolvidas na área da linguística aplicada e da educação, as quais caracterizam tal discussão como inadiável no contexto contemporâneo. A metodologia do estudo é de cunho descritivo-analítico-propositivo realizada mediante a análise dos objetivos da proposta de formação, das disciplinas e ementas e das orientações para elaboração do trabalho final de cada curso. As análises nos permitiram a proposição de eixos curriculares destacados por meio de três campos de formação: teórico, metodológico e de produção científica. Os resultados sinalizam que um currículo possa integrar pressupostos teórico-metodológico-científicos para oportunizar uma formação docente reflexiva, sobretudo, que oportunize a compreensão de como se caracteriza a criança como aprendiz de línguas e, consequentemente, que ofereça oportunidades de planejamento.

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Publicado

2022-04-25

Como Citar

SANTOS, L. I. S. .; TONELLI, J. R. A. . Formação docente para o ensino de línguas adicionais para crianças: Uma discussão inadiável e o desvelar de (possível) currículo. Polifonia, [S. l.], v. 28, n. 52, p. 233–259, 2022. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/13718. Acesso em: 16 abr. 2024.

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