As interfaces do gênero discursivo-televisivo Sitcom e seus efeitos em processos de apropriação do inglês e de formação docente construídos por graduandos de Letras

Autores

  • Patrícia Cardoso Moreira cardpatricia@gmail.com
    Universidade Federal de Goiás
  • Carla Janaína Figueredo cjfigueredo2@gmail.com
    Universidade Federal de Goiás

Resumo

Neste artigo objetivamos discutir os efeitos do gênero discursivo-televisivo sitcom nos processos de apropriação do inglês e de formação docente construídos por licenciandos de Letras. Trata-se de um estudo de caso fundamentado tanto no conceito de Bakhtin sobre gêneros do discurso quanto no conceito de languaculture de Risager. No que diz respeito à apropriação do inglês como segunda languaculture, os resultados apontam que o gênero discursivo sitcom e suas interfaces (composição, tema, estilo e estabilidade) auxiliam os participantes na construção de diálogos interculturais com contextos sócio-historicamente situados e próximos às suas realidades, levando-os à ampliação de suas compreensões e práticas discursivas em inglês. Em referência à sua formação docente, os graduandos reconhecem que as sitcoms podem especialmente contribuir para uma prática de ensino centrada na concepção de língua como uma prática social. 

Referências

ATTARDO, S. Linguistic theories of humor. Berlim: Mouton de Gruyter, 1994.

______. Humorous Texts: A Semantic and Pragmatic Analysis. Berlim: Mouton de Gruyter, 2001.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 6.ed. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Hucitec Editora, 2011.

______. Marxismo e filosofia da linguagem. 16.ed. Tradução de Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. São Paulo: Hucitec Editora, 2014.

BELL, N.; POMERANTZ, A. Humor in the classroom: a guide for language teachers and educational researchers. Nova Iorque: Routeledge, 2016.

BLAKE, B. Playing with words: humour in the English language. Londres: Equinox, 2007.

CALEB, W.; McGRAW, P. Appreciation of humor. In: ATTARDO, S. (Ed.). Encyclopedia of Humor Studies. Los Angeles: SAGE Publications, Inc., 2014, p. 52-55.

CARRELL, A. Humour: historical views of humor. In: RASKIN, V. (Ed.). The primer of humor research. Berlim: Mouton de Gruyter, 2008, p. 303-333.

CHIARO, D. The Language of jokes: analyzing verbal play. Oxon: Routledge, 1992.

GERALDI, J. W. Sobre a questão do sujeito. In: PAULA, L. de; SRAFFUZZA, G. (Org.). Círculo de Bakhtin: teoria inclassificável. São Paulo: Mercado das Letras, 2010, p. 279-292.

HOPKINS, D. How a TV sitcom triggered the downfall of western civilization. Disponível em: https://gen.medium.com/how-a-tv-sitcom-triggered-the-downfall-of-western-civilization-336e8ccf7dd0. Acesso em 22 de dezembro de 2016.

KRAMSCH, C. Learning foreign languages in an era of globalization: Introduction. The Modern Language Journal, v. 98, n. 1, p. 296-311, 2014.

MARK, D. Origin of the genre: in search of the radio sitcom. In: DALTON, M.; LINDER, L. (Ed.). The sitcom reader: America viewed and skewed. New York: State University of New York Press, 2005, p. 15-24.

MILLS, B. The Sitcom. Edinburgh: The Edinburgh University Press, 2009.

MILLS, B. Sitcoms. In: ATTARDO, S. (Ed.). Encyclopedia of Humor Studies. Los Angeles: SAGE Publications, Inc., 2014, p. 695-698.

POSSENTI, S. Os Humores da Língua. Campinas: Mercado das Letras, 1998.

RISAGER, K. Language and culture: global flows and local complexity. Clevedon: Multilingual Matters, 2006.

RICHTER, D. https://penandthepad.com/write-30minute-sitcom-script-4195.html. Acesso em 12 de junho de 2016.

ROSS, A. The language of humour. London: Routledge, 1998.

SAVORELLI, A. Beyond the sitcom: new directions in American television comedy. Jefferson: McFarland & Company, Inc., Publishers, 2010.

SOBRAL, A. Do diálogo ao gênero: as bases do pensamento do Círculo de Bakhtin. Campinas: Mercado das Letras, 2009.

YOUTUBE.COM. Disney's "Fantasia" - Dance of the Hours. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=tOBp7H8RN4M/2008. Acesso em 13 de maio de 2020.

YOUTUBE.COM. Friends - Chandler makes Monica give up her workout. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=tOBp7H8RN4M/2010. Acesso em 13 de maio de 2020.

Downloads

Publicado

2022-04-25

Como Citar

MOREIRA , P. C.; FIGUEREDO, C. J. . As interfaces do gênero discursivo-televisivo Sitcom e seus efeitos em processos de apropriação do inglês e de formação docente construídos por graduandos de Letras. Polifonia, [S. l.], v. 28, n. 52, p. 179–208, 2022. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/13716. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Outros lugares