A Leitura e o desenvolvimento emocional do leitor

Olhares à reação estética em "Relato de um certo Oriente", de Milton Hatoum

Autores

  • Géssica Aparecida Cappoani gessicacappoani@gmail.com
    Universidade Federal do Paraná
  • Anselmo Pereira de Lima polifoniapa@gmail.com
    Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Resumo

Neste trabalho, reflete-se sobre os processos desencadeados pela leitura no que se refere ao desenvolvimento emocional do leitor. A vida é significativamente afetada pelas experiências emocionais, bem como pelas habilidades de lidar com essas emoções. Partindo-se do pressuposto que o leitor experimenta processos emocionais próprios no ato de leitura, pretende-se buscar respostas à seguinte pergunta: de que modo Relato de um certo Oriente desenvolve as habilidades do leitor no lidar com as emoções? No estudo, analisa-se a microestrutura do romance Relato de um certo Oriente, de Milton Hatoum, com base na sistematização do enunciado literário e na reação estética. Segundo Vygotsky (1999), a reação estética se instaura na contradição de emoções internas que se desenvolvem até o ponto culminante, no qual ocorre a fusão dos sentimentos opostos em um curto-circuito. Ancorados no processo da reação estética, observou-se a ocorrência de três casos prototípicos, que são base para construção do sistema responsivo ativo do enunciado: o fenômeno de suspensão dos tópicos narrados, o processo de complexidade dos cronotopos e os planos contraditórios. Demonstrando-se que a leitura de literatura e o desenvolvimento emocional do leitor estão intimamente relacionados, em que a primeira é um mecanismo em potencial para apurar as habilidades emocionais do sujeito leitor.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Para uma filosofia do ato responsável. São Carlos: Pedro e João Edição, 2010.

BAKHTIN, Mikhail. Formas de tempo e de cronotopo no romance: ensaios de poética histórica. In. _______. Questões de literatura e de estética. A teoria do romance. Trad. Aurora Fornoni Bernadini 7.ed. São Paulo: Hucitec, 2014. p. 211- 362.

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. Organização, tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra. Notas a edição russa de Serguei Botcharov. São Paulo: Editora 34, 2016.

CAPPOANI, Géssica Aparecida. 2019. 123 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Pato Branco, 2019. Disponível em: <https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/4826/1/analisereacaoestetica.pdf> Acesso em: 20 jul. 2019.

HATOUM, Milton. Relato de um certo Oriente. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

VYGOTSKY, Liev Semionovich. Psicologia da Arte. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

Downloads

Publicado

2022-04-25

Como Citar

CAPPOANI, G. A. .; LIMA, A. P. de . A Leitura e o desenvolvimento emocional do leitor: Olhares à reação estética em &quot;Relato de um certo Oriente&quot;, de Milton Hatoum. Polifonia, [S. l.], v. 28, n. 52, p. 152–178, 2022. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/13715. Acesso em: 18 jun. 2024.