A retomada da vida em Primo Levi

Uma tentativa

Autores

  • Fabricio Paiva Araujo polifoniapa@gmail.com
    Instituto São Tomás de Aquino - ISTA

Resumo

Neste artigo faremos a investigação da obra A Trégua de Primo Levi, judeu italiano que sobreviveu às atrocidades dos campos de concentração e extermínio durante a Segunda Guerra Mundial. Após sua libertação de Auschwitz, campo de extermínio situado no sul da Polônia, Levi é forçado a enfrentar uma longa jornada de volta para a casa em Turim, na Itália. A sofrida e enfadonha viagem dura em média nove meses. Levi atravessa diversas cidades e países na Europa destruída pela guerra. Nossa contribuição aponta para a força do trauma, em perpetuar, no sujeito deslocado, a incapacidade de retornar para a casa e encontrar um lugar de normalidade após sofrer o exílio de forma abrupta e cruel. O exílio não permitiu que Levi conseguisse reivindicar uma ruptura que lhe possibilitasse reescrever, sem dores, a vida no mundo pós-guerra. O sobrevivente de Auschwitz dedicou grande parte de seu tempo a um único ato: rememorar os eventos traumáticos do campo de morte.

Referências

ADORNO, T. W. Educação e Emancipação. Tradução de Wolfgang Leo Maar. 3ª Edição. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.

ADORNO, T. W. Teoria da Semiformação. In: PUCCI, B.; ZUIN, A. Á. S.; LASTÓRIA, L. A. C. N. Teoria Crítica e inconformismo: Novas perspectivas de ensino. Tradução de Newton Ramos-de-Oliveira. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2010. Cap. 1, p. 6-40.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade e holocausto. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.

BAUMAN, Zigmunt. Identidade. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.

BENEDETTI, Mario. El desexilio y otras conjeturas. Buenos Aires: Nueva Imagen, 1986.

RICOEUR, P. La mémoire, l’histoire, l’oubli. Paris: Seiul, 2000.

ROSENFELD, Anatol. “Introdução”, Entre dois mundos, seleção e notas A. Rosenfeld, Jacó Guinsburg, Ruth Simis e Geraldo Gerson de Souza, São Paulo, Perspectiva, 1967.

SAID, Edward W. Fora do lugar: memórias. Tradução: José Geraldo Couto. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

SAID, Edward W. Reflexões sobre o exílio e outros ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 11 ed. Tradução: Tomaz Tadeu da Silva, Guaracira Lopes Louro. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

HALL, Stuart. Da Diáspora. Identidades e Mediações Cultural. Belo Horizonte: Editora UFMG; Brasília: Representação da UNESCO no Brasil.

LEVI, P. A trégua. Trad. Marco Lucchesi. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

LEVI, P. É isto um homem?. Rio de Janeiro: Rocco, 1988.

MALHERBE, M. Liberdade e necessidade na filosofia de Hobbes. Trad. Maria Isabel Limogi. Nantes: Lettres et Langages. [sd].

MATTIODA, E. Levi. Roma: Salerno, 2011.

VOLPE, Miriam L. Geografias de exílio. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2005.

Downloads

Publicado

2021-12-01

Como Citar

PAIVA ARAUJO, F. . A retomada da vida em Primo Levi: Uma tentativa. Polifonia, [S. l.], v. 28, n. 51, p. 160–174, 2021. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/13204. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Outros lugares