Entrevista com Leopoldina Araújo

Autores

  • Lucivaldo Silva da Costa polifoniapa@gmail.com
    Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNEFESSPA)

Resumo

Leopoldina Araújo, possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Pará (1970), Mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (1977) e Doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989). Atualmente é Membro de comitê assessor do Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN), Pesquisador Associado do Museu Nacional do Rio de Janeiro e Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística.

Biografia do Autor

Lucivaldo Silva da Costa, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNEFESSPA)

Docente da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNEFESSPA), Campus de Marabá. É Doutor em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB), Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atua na área de descrição, documentação e análise de línguas indígenas brasileiras, especialmente as línguas da família Jê e na área de políticas linguísticas com vistas à (re)vitalização e manutenção linguística. É coordenador do Projeto de Ensino Formação de Professores, Planificação e Revitalização Linguística na Escola Mẽ Akre Kôjakati (Papim/Unifesspa-2019/2020 ) e do Projeto de Pesquisa Estudo Descritivo da língua Kỳikatêjê (PIBIC/FAPESPA/Unifesspa-2019/2020). É líder do Grupo de Estudos de Línguas Amazônicas (LAmazon). Atua como docente no Programa de Mestrado Acadêmico em Letras (POSLET), do qual é vice-coordenador, e no Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar Indígena (PPGEEI).

Referências

MATTOSO CÂMARA Jr., Joaquim. Princípios de Lingüística Geral como Fundamento para os Estudos Superiores da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Briguiet, 1941.

RODRIGUES, Aryon D. Tarefas da lingüística no Brasil. Estudos Lingüísticos (Revista Brasileira de Lingüística Teórica e Aplicada), vol. 1, n. 1, p. 4-15, 1966.

SAPIR, Edward. A linguagem: Introdução ao Estudo da Fala. (Trad. de J. Mattoso Câmara Jr.). Rio de Janeiro: Instituto Nacional do Livro, 1954 [1938].

Publicado

2021-03-25

Como Citar

SILVA DA COSTA, L. Entrevista com Leopoldina Araújo. Polifonia, [S. l.], v. 27, n. 48, 2021. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/12020. Acesso em: 19 abr. 2024.