THE ETHNOGRAPHIC INTERVIEW AS A TOOL FOR SPEECH ACT RESEARCH: THE CASE OF COMPLAINTS

Autores

  • Diana Boxer celiadr@uol.com.br

Resumo

Este artigo mostra que apesar de a entrevista etnográfica ser considerada um importante  instrumento na análise de eventos e atos de fala é frequentemente negligenciada. Pesquisas sobre comportamento verbal ou transferência de aspectos pragmáticos que oferecem dados básicos para comparação, em sua maioria, usam questionários escritos e/ou gravações espontâneas para coleta de dados. Todavia, nenhum desses instrumentos garante a descoberta de estratégias sociais subjacentes ao comportamento verbal. O foco deste artigo é a seqüência do ato de fala chamado "contando o problema" (trouble-telling); a queixa ou o lamento é o elemento iniciador desse ato de fala. Dois conjuntos de entrevistas, com 10 informantes nativos, sobre a seqüência "contanto o problema" são descritos com detalhes iluminando o tipo de informação que pode ser obtida através de uma entrevista aberta de natureza etnográfica. Achados desta entrevista corroboram a conclusão de que "queixar-se", embora contendo carga semântica negativa, funciona freqüentemente como um comportamento verbal positivo na comunidade de fala dos Estados Unidos examinada aqui. São discutidas as implicações para o ensino de língua.

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Publicado

1995-07-01

Como Citar

BOXER, D. THE ETHNOGRAPHIC INTERVIEW AS A TOOL FOR SPEECH ACT RESEARCH: THE CASE OF COMPLAINTS. Polifonia, [S. l.], v. 2, n. 02, 1995. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/1184. Acesso em: 17 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê