The role of textual and lexical signals in paragraph recognition: implications for teaching paragraph writing
Resumo
Este estudo analisa o papel do parágrafo como unidade gramatical assim como a interação de fatores formais, lexicais e textuais na sua identificação. Cento e vinte alunos de graduação foram divididos em três grupos: 40 alunos eram do curso de Tradução tendo o espanhol como língua materna e o inglês como segunda língua (G1); 40 eram alunos do curso de Filologia tendo também o espanhol como língua materna e o inglês como segunda língua (G2) e os últimos 40 eram do curso de Tradução tendo o catalão como língua materna (G3). Foi-lhes pedido que reconstruíssem a paragrafação de um texto original (onde os parágrafos foram removidos) e a sua tradução, levando em consideração a língua materna, o elemento formal, lexical e textual como fatores que poderiam influenciar na identificação dos parágrafos. Os resultados do estudo confirmaram a noção do parágrafo como unidade gramatical. Também mostraram que é difícil determinar qual dos diferentes fatores influencia na demarcação. O estudo sugere uma reconsideração no ensino do parágrafo.Downloads
Publicado
1997-07-01
Como Citar
GUZMAN, J.; ALCÓN, E. The role of textual and lexical signals in paragraph recognition: implications for teaching paragraph writing. Polifonia, [S. l.], v. 3, n. 03, 1997. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/1174. Acesso em: 22 jul. 2024.
Edição
Seção
Dossiê