The role of textual and lexical signals in paragraph recognition: implications for teaching paragraph writing

Autores

  • Josep Guzman celiadr@uol.com.br
  • Eva Alcón celiadr@uol.com.br

Resumo

Este estudo analisa o papel do parágrafo como unidade gramatical assim como a interação de fatores formais, lexicais e textuais na sua identificação. Cento e vinte alunos de graduação foram divididos em três grupos: 40 alunos eram do curso de Tradução tendo o espanhol como língua materna e o inglês como segunda língua (G1); 40 eram alunos do curso de Filologia tendo também o espanhol como língua materna e o inglês como segunda língua (G2) e os últimos 40 eram do curso de Tradução tendo o catalão como língua materna (G3). Foi-lhes pedido que reconstruíssem a paragrafação de um texto original (onde os parágrafos foram removidos) e a sua tradução, levando em consideração a língua materna, o elemento formal, lexical e textual como fatores que poderiam influenciar na identificação dos parágrafos. Os resultados do estudo confirmaram a noção do parágrafo como unidade gramatical. Também mostraram que é difícil determinar qual dos diferentes fatores influencia na demarcação. O estudo sugere uma reconsideração no ensino do parágrafo.

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Publicado

1997-07-01

Como Citar

GUZMAN, J.; ALCÓN, E. The role of textual and lexical signals in paragraph recognition: implications for teaching paragraph writing. Polifonia, [S. l.], v. 3, n. 03, 1997. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/1174. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê