Do canto dos sabiás à trama silenciosa dos pombos na “Versão Enlatada do Exílio”

Autores

  • Roberto Boaventura da Silva Sá celiadr@uol.com.br

Resumo

Neste artigo, analisamos, sob um enfoque marxista, o poema “Versão enlatada do exílio” de Marta Helena Cocco. Na essência, esse intertexto da “Canção do exílio” de Gonçalves Dias critica, no nível poético, as intervenções do imperialismo norteamericano também sobre nosso país. Ao se estabelecer como paródia, o eu-poético permuta os antigos sabiás do poeta romântico pelos pombos dos EUA, ou seja, pelos seus estrategistas.

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Publicado

2003-10-01

Como Citar

SÁ, R. B. da S. Do canto dos sabiás à trama silenciosa dos pombos na “Versão Enlatada do Exílio”. Polifonia, [S. l.], v. 7, n. 07, 2003. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/1147. Acesso em: 13 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê