Processos interativos em sala de aula e a pedagogia culturalmente sensível

Autores

  • Stella Maris Bortoni Ricardo celiadr@uol.com.br

Resumo

Neste texto, revisito dados empíricos provenientes de minha pesquisa e de alunos de mestrado na área da Sociolingüística Interacional e Etnografia. O principal objetivo é mostrar como, por meio de estratégias interacionais de andaimes, professores, trabalhando com alunos de comunidades de baixa renda, podem ajudá-los a obter conhecimento comunicativo habilitando-os a expressar sentidos através de estilos monitorados da língua, um modo exigido pela escola e sociedade, e conseqüentemente a expandir seu repertório lingüístico. Ao mesmo tempo em que estes professores ensinam estilos monitorados da língua portuguesa, eles intuitivamente permitem que alunos usem a sua própria variedade lingüística mostrando respeito e solidariedade. As descobertas das pesquisas apontam para a necessidade de escolas desenvolverem uma pedagogia culturalmente sensível para lidar com a variação lingüística e cultural.

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Publicado

2003-10-01

Como Citar

RICARDO, S. M. B. Processos interativos em sala de aula e a pedagogia culturalmente sensível. Polifonia, [S. l.], v. 7, n. 07, 2003. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/1141. Acesso em: 12 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê