Comunicação intercultural: um olhar sobre/para o outro
Resumo
Este artigo descreve percepções e atitudes de falantes brasileiros acerca do comportamento comunicativo de um americano vivendo no Brasil. Quais impressões, expectativas e atitudes acerca do Outro são moldadas nos encontros sociais dos sujeitos? Valendo-nos de relatos orais transcritos apreendidos por meio de entrevistas etnográficas e de observação participante, procuramos descrever algumas formas de construções identitárias delineadas a partir de interações sociais ocorridas em contexto escolar e de trabalho. Concluímos que o que é interpretado como sendo uma característica individual do sujeito pode revelar padrões sócio-culturais subjacentes.Downloads
Publicado
2003-10-01
Como Citar
BORGES, J. K. de C.; ASSIS-PETERSON, A. A. de. Comunicação intercultural: um olhar sobre/para o outro. Polifonia, [S. l.], v. 7, n. 07, 2003. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/1140. Acesso em: 3 dez. 2024.
Edição
Seção
Dossiê