Helping children to talk and think together more effectively
Resumo
Este artigo baseia-se em pesquisa recente e em andamento realizada pelo autor e colegas da Open University em escolas britânicas de ensino primário. Descreve como a pesquisa de sala de aula propicia o desenvolvimento e a avaliação de um programa de atividades para reestruturar e fomentar o trabalho colaborativo das crianças e assim desenvolver suas habilidades em argumentação e uso da linguagem falada. Esta pesquisa insere-se na perspectiva sociocultural de ensino e aprendizagem e os resultados obtidos fornecem apoio empírico a uma concepção Vygotskiana ao relacionamento entre linguagem e pensamento e ao papel do professor em propiciar andaimes para o desenvolvimento intelectual da criança.Downloads
Publicado
2003-10-01
Como Citar
MERCER, N. Helping children to talk and think together more effectively. Polifonia, [S. l.], v. 7, n. 07, 2003. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/1136. Acesso em: 23 nov. 2024.
Edição
Seção
Dossiê