MEMÓRIA, GÊNERO E ESTILO: A ATIVIDADE EDUCATIVA DE PREVENÇÃO DA INFECÇÃO HOSPITALAR EM UM HOSPITAL PÚBLICO DE PERNAMBUCO

Autores

  • Maria Cristina Hennes Sampaio celiadr@uol.com.br
  • Zilda Maria Zapparoli celiadr@uol.com.br
  • Júlia Maia Rebouças celiadr@uol.com.br
  • Mariana Maciel Nepomuceno celiadr@uol.com.br
  • Talita Rampazzo Diniz celiadr@uol.com.br

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo descrever e refletira cerca das formas de organização das memórias discursivas individual e coletiva da atividade educativa de prevenção da infecção hospitalar desenvolvida em um hospital da rede pública de Pernambuco, junto a acompanhantes de pacientes hematológicos, através das categorias de gênero e de estilo profissional. Os resultados sugerem que: (1) existe um gênero prevenção que é compartilhado pela memória coletiva e que sua atualização se dá através da transmutação de um estilo monológico para um estilo dialógico; 2) o dispositivo dialógico promove a expressão temática rica e variada da palavra do outro, a negociação dos sentidos, a cooperação, o acordo e a avaliação; 3) a compreensão e a aprendizagem de informações envolvem um verdadeiro trabalho dos interlocutores sobre a linguagem e dependem, em parte, do compartilhamento de significados comuns entre eles no momento em que a interação comunicativa acontece e de uma negociação destes significados entre as partes envolvidas; 4) a memória do gênero é dialética e se reconstrói pelo trabalho do estilo dialógico.

Downloads

Publicado

2004-03-01

Como Citar

SAMPAIO, M. C. H.; ZAPPAROLI, Z. M.; REBOUÇAS, J. M.; NEPOMUCENO, M. M.; DINIZ, T. R. MEMÓRIA, GÊNERO E ESTILO: A ATIVIDADE EDUCATIVA DE PREVENÇÃO DA INFECÇÃO HOSPITALAR EM UM HOSPITAL PÚBLICO DE PERNAMBUCO. Polifonia, [S. l.], v. 8, n. 08, 2004. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/1133. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê