OS TEMPOS DO TEXTO NA SALA DE AULA

Autores

  • Maria Inês Pagliarini Cox celiadr@uol.com.br
    Universidade Federal de Mato Grosso

Resumo

A virada pragmática no campo da lingüística teórica nos anos sessenta acabou por desencadear o desejo de ruptura em relação à tradição de ensino de língua assentada na forma e não no uso. Então, um novo paradigma de ensino começa a se constituir, tendo o texto como sua base. Porém, o texto tem significado diversamente no escopo desse paradigma. Este estudo reflete sobre essas diferentes interpretações. Ora o texto é uma unidade de significação. Ora é produto concreto da interação entre co-enunciadores sócio-historicamente situados. Ora é o acontecimento singular, o exemplar de um gênero discursivo. Tais faces individualizam três tempos na história do texto nasala de aula, correspondentes à dança dos conceitos e noções no campo de saberes disciplinares em construção.

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Publicado

2004-03-01

Como Citar

COX, M. I. P. OS TEMPOS DO TEXTO NA SALA DE AULA. Polifonia, [S. l.], v. 8, n. 08, 2004. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/1129. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê