A VISÃO EM PARALAXE COMO MÉTODO PARA DESVELAR A IDEOLOGIA

Autores

  • Rosanne Bezerra de Araújo UFRN

Resumo

Neste artigo, que tem como tema a influência ideológica, faço um estudo sobre a relação entre o Real e o Simbólico. Sigo o método filosófico encontrado na obra A visão em paralaxe. Tal visão caracteriza-se por modificar, aparentemente, o Real, conforme o ângulo do observador. Minha principal meta é investigar a maneira como a ideologia opera na sociedade, ao iludir o indivíduo e mascarar a realidade, e como o método da visão em paralaxe pode funcionar como antídoto para inibir tal influência. Busco identificar essa problemática filosófica em fatos sociais, observando a influência da ideologia na leitura da realidade social. Para tanto, elegi quatro exemplos – situações diversas – com o objetivo de esclarecer o pensamento filosófico aqui abordado. Na conclusão deste estudo, observo que a visão em paralaxe nos ensina que a visão que temos dos fatos é sempre mistificada. Esse método nos desperta para a tomada de consciência diante do efeito da ideologia nas nossas vidas.

Referências

BADIOU, Alain. Em busca do real perdido. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

BADIOU, Alain.; ŽIŽEK, Slavoj. Philosophy in the present. Cambridge: Polity, 2010.

BUTLER, Rex. Slavoj Žižek: live theory. London: Continuum, 2007.

LACAN, Jacques. O Seminário, livro 23: o sinthoma. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2007.

LACLAU, Ernesto. Fascism and Ideology. In: Politics and Ideology in Marxist Theory: Capitalism, Fascism, Populism. London; New York: Verso, 2011. (Radical Thinkers).

WHAMOND, Dave. Cagle cartoons. Disponível em <https://www.cagle.com/tag/under-trump-orders/>. Acesso em 16 de maio de 2020.

ŽIŽEK, Slavoj. Bem-vindo ao deserto do Real!: cinco ensaios sobre o 11 de setembro e datas relacionadas. São Paulo: Boitempo, 2003. (Estado de sítio).

ŽIŽEK, Slavoj. A visão em paralaxe. São Paulo: Boitempo, 2008.

ŽIŽEK, Slavoj. Eles não sabem o que fazem. O sublime objeto da ideologia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1992.

ŽIŽEK, Slavoj. How to read Lacan. London: Granta Books, 2006.

ŽIŽEK, Slavoj. Pandemia: covid-19 e a reinvenção do comunismo. São Paulo: Boitempo, 2020.

Publicado

2020-10-05

Edição

Seção

Outros lugares