Apresentação

Autores

  • Ana Paula de Souza anpdesouza@hotmail.com
    UFMT
  • Tatiana da Silva Capaverde tatianacapaverde@gmail.com
    UNIR
  • Juliana Bevilacqua Maioli maioli.juliana@unir.br

Resumo

O deslocamento configura um fenômeno intrínseco à história da humanidade. Entretanto, a mobilidade dos povos parece ter se intensificado, sobretudo,
 ao longo do século XX, quando, adquirindo múltiplos matizes, o fluxo migratório institui-se como marco histórico erigido em consequência de uma série de fatores derivados do avanço da globalização e da consolidação da economia de mercado. Seja em razão das catástrofes naturais, seja em virtude dos conflitos bélicos, perseguições políticas, crise econômica ou, ainda, por motivações pessoais, não apenas escritores e intelectuais, mas também trabalhadores dos mais diversos setores de prestação de serviços, viram-se obrigados ou sentiram-se impelidos a deixar seus países de origem para partirem rumo a novos horizontes com a finalidade de reconstruírem suas vidas ou alcançarem o almejado reconhecimento profissional.

Publicado

2020-10-05

Como Citar

DE SOUZA, A. P.; DA SILVA CAPAVERDE, T.; BEVILACQUA MAIOLI, J. Apresentação. Polifonia, [S. l.], v. 27, n. 47, 2020. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/11246. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Apresentação