NEO-LIBERALISM – A DISCOURSE-ANALYTICAL PERSPECTIVE
Resumo
O objetivo deste artigo é discutir, sob a perspectivaanalítico-discursiva, uma questão proeminente recente na Romênia: ‘oato de marcar’ – marcar produtos, mas também o presidente, o país.Vejo o ‘ato de marcar’ como um conceito e processo neoliberalquintessencial no sentido de que ele se afina com o que podemos chamarde objetivo utópico do neoliberalismo: todas as transações sociaisdevem ser transações comerciais. Isso implica que qualquer área davida social pode em princípio ser reconstituída em termos de entidades,processos, relações e identidades de mercado. Neste artigo, focalizoa eleição presidencial e o ato de marcar comercialmente Bãsescu paraa sua campanha presidencial como o candidato majoritário paraBucareste 2000-2004. Mostro como o ato de marcar concentra-seem identificar características centrais da pessoa a ser marcada, comotambém na avaliação rigorosa daquilo que os ‘clientes’ desejam. Focalizoum aspecto do estilo de Bãsescu e procuro ver como ele atravessafronteiras que convencionalmente separam o campo da política docampo do espetáculo popular e campo da propaganda comercial do campo da vida cotidiana, mediante um hibridismo que articula um amploespectro de recursos comunicativos (gêneros, discursos, estilos, tonsou ‘chaves’) para além daquele convencionalmente localizado napolítica romena. Concluo que o ato de marcar políticos e a recontextualização e operacionalização do ato político de marcar podemser vistos como parte de uma desideologização e personalização dapolítica que é associada com o ‘enquadre’ neoliberal, mas dentro deum estado político-econômico complexo e contraditório.Downloads
Publicado
2005-03-01
Como Citar
FAIRCLOUGH, N. NEO-LIBERALISM – A DISCOURSE-ANALYTICAL PERSPECTIVE. Polifonia, [S. l.], v. 10, n. 10, 2005. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/1099. Acesso em: 8 nov. 2024.
Edição
Seção
Dossiê