TWO NARRATIVES, MULTIPLE SPACES: THE LITERATURE OF ISMAIL KADARÉ AND THE CINEMA OF WALTER SALLES

Autores

  • Mariana A. C. da Cunha celiadr@uol.com.br

Resumo

Este ensaio – inserido no contexto dos Estudos Críticos e Culturais – pretende discutir o processo da adaptação cinematográfica numa perspectiva transcultural e espacial. Tratase de analisar o filme Abril Despedaçado, dirigido por Walter Salles, e o romance albanês no qual o filme foi inspirado, Broken April de Ismail Kadaré, sob a luz de teóricos como Zygmunt Bauman e Mikhail Bakhtin, que pensaram os conceitos de território e de espaço nos diferentes gêneros ficcionais. Além do processo de adaptação, o ensaio observa também, as dicotomias entre o local e o global, o centro e a periferia, o litoral e o campo, o único e o universal – noções que perdem suas definições estáticas e começam a se entrecruzar e a se confundir no contexto artístico e social da contemporaneidade brasileira.

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Publicado

2006-10-01

Como Citar

CUNHA, M. A. C. da. TWO NARRATIVES, MULTIPLE SPACES: THE LITERATURE OF ISMAIL KADARÉ AND THE CINEMA OF WALTER SALLES. Polifonia, [S. l.], v. 11, n. 11, 2006. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/1094. Acesso em: 18 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê