INSERÇÃO DE ELEMENTOS CULTURAIS E INTERESSES ECONÔMICOS NO CONCEITO DE MASCULINIDADE CONTEMPORÂNEA NA MÍDIA MAGAZINE

Autores

  • Marcos Roberto Godoi celiadr@uol.com.br
  • Roberto Boaventura da Silva Sá celiadr@uol.com.br

Resumo

Este trabalho analisou discursos sobre um “novo” tipo de homem, chamado, pela mídia, de “metrossexual”. O enfoque da investigação voltou-se para a compreensão dos aspectos culturais e econômicos que ancoram tais discursos. As análises dos dados evidenciaram que o “metrossexual” foi uma reformulação semântica no conceito de masculinidade tradicional, visando ao aumento do consumo de produtos associados à indústria da beleza. Desse modo, os seres masculinos passaram a ser alvo de investidas cultural e econômica na mídia, que promove um estilo de vida consumista, cultuando, ao extremo, a futilidade e a aparência.

Downloads

Publicado

2005-10-01

Como Citar

GODOI, M. R.; SÁ, R. B. da S. INSERÇÃO DE ELEMENTOS CULTURAIS E INTERESSES ECONÔMICOS NO CONCEITO DE MASCULINIDADE CONTEMPORÂNEA NA MÍDIA MAGAZINE. Polifonia, [S. l.], v. 11, n. 11, 2005. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/1092. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê