O INGLÊS NA ESCOLA PÚBLICA: VOZES DE PAIS E ALUNOS

Autores

  • Maria Helena Moreira Dias celiadr@uol.com.br
  • Ana Antônia de Assis-Peterson celiadr@uol.com.br

Resumo

Neste artigo, pretendemos apresentar vozes de pais e alunos que raramente são ouvidas no contexto escolar. A nosso ver, a escuta da voz do outro é nuclear para estabelecermos um currículo alternativo que vislumbre a natureza do conhecimento como socialmente negociado e pessoalmente relevante para professores e alunos. Se quisermos colaborar no processo de uma educação libertadora e emancipatória, almejando uma sociedade economicamente viável e democraticamente contextualizada, precisamos viabilizar uma escola que acolha a participação ativa de seus membros e aceite habilidades de pensamento crítico que vão além do que a escola tem oferecido até agora. Fazer o contraponto entre as vozes dos pais e alunos e a voz escolar oferece novos ângulos de análise e de compreensão acerca das ideologias a perpassar as crenças acerca de ensino e aprendizagem de língua estrangeira na escola pública.

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Publicado

2006-10-01

Como Citar

DIAS, M. H. M.; ASSIS-PETERSON, A. A. de. O INGLÊS NA ESCOLA PÚBLICA: VOZES DE PAIS E ALUNOS. Polifonia, [S. l.], v. 12, n. 12(2), 2006. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/1073. Acesso em: 9 out. 2024.

Edição

Seção

Dossiê