Reterritorializar, desterritorializar: Quarenta Dias, de Maria Valéria Rezende

Autores

  • BRUNO SANTOS MELO bsantosletras@gmail.com
    Universidade Estadual da Paraíba https://orcid.org/0000-0001-5563-5079
  • Luciano Barbosa Justino lucianobjustino@hotmail.com
    Universidade Estadual da Paraíba

Palavras-chave:

Quarenta dias, Maria Valéria Rezende, desterritorialização, reterritorialização.

Resumo

Tendo em vista que o sujeito contemporâneo é em si fragmentado, múltiplo e heterogêneo, podemos evidenciar que os ideais da diferença e que abarcam a multiplicidade, a partir da filosofia deleuze-guattariana, se configuram enquanto elementos essenciais para uma compreensão acerca da construção do outro em um contexto de alteridade e indispensável atenção às relações dialógicas e interculturais. Assim, a literatura brasileira contemporânea, para além de um processo de representação, evidencia um conjunto de questões tanto de ordem coletiva quanto de cunho individual, ao passo que a problemática entre identidade e singularidade se acentua, observando que os grupos historicamente subalternizados tendem a lutar pela desestabilização ou horizontalização da homogeneidade que os reduz à figura do autêntico, quando, na realidade, dentro destes grupos há uma gama de singularidades. A partir dessas questões, neste artigo nos propomos a discutir, a partir do romance Quarenta dias (2014), de Maria Valéria Rezende, a força que a maternidade como identidade apriorística exerce sob Alice, a personagem protagonista, e os engendramentos por ela empreendidos a fim de desestabilizar tais condicionamentos de natureza sócio histórica atribuídos à figura da mulher de meia idade, evidenciando a desterritorialização e reterritorialização enquanto linhas de fuga e movimentos indispensáveis para o processo de construção de subjetividades.

Biografia do Autor

BRUNO SANTOS MELO, Universidade Estadual da Paraíba

Graduado em Letras Português (2017) pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), mestre (2020) e doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade (PPGLI) pela mesma instituição, na linha de pesquisa intitulada "Literatura Comparada e Intermidialidade; desenvolve um trabalho de tese em torno da atuação dos personagens secundários no arco "Guerra Civil", em HQ's da Marvel. Atualmente, é integrante do GELCCO (Grupo de Estudos de Literatura e Crítica Contemporâneas (UEPB/CNPq) e do grupo de pesquisa Observatório de Crítica Literária, Ensino e Criação (UEPB/CNPQ). Tem interesse por temáticas que versam sobre literatura brasileira contemporânea, teoria literária e estudo de literatura e outras artes.

Luciano Barbosa Justino, Universidade Estadual da Paraíba

Doutor pelo Programa de Pós Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Pernambuco (2005), com tese intitulada "Poiesis de campos: poesia e poética em Augusto de Campos". Tem experiência na área de Letras, com interesse em poesia e prosa contemporâneas, em especial na interface literatura/intermidialidade e "literaturas de multidão". Atua como docente pesquisador no Programa de Pós-graduação em Literatura e Interculturalidade da UEPB. No triênio 2016-2018, desenvolveu o projeto de pesquisa "Literatura de multidão: trabalho imaterial e oralização da literatura no Brasil contemporâneo", com estágio pós-doutoral na Universidade Federal Fluminense sob a supervisão de José Luís Jobim, com financiamento do CNPq no quadro de bolsas de Pós-doutorado no país. No triênio 2018-2020 desenvolve o projeto de pesquisa "O romance histórico brasileiro contemporâneo", com estágio pós-doutoral na UFRN de setembro de 2018 a agosto de 2019, sob a supervisão de Derivaldo Santos, no quadro de bolsas de PNPD/CAPES, É líder do Grupo de Pesquisa "Observatório de crítica literária, ensino e criação"

Referências

ARRUDA, Angela Maria Pelizer de. Cultura e literatura contemporâneas: algumas abordagens do pós-moderno. Estação Literária, Londrina, v. 9, n. 1, p.220-237, jun. 2012.

CARNEIRO, Altair de Souza. Deleuze e Guattari: uma ética dos devires. 2013. 116 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Filosofia, Toledo, 2013.

DALCASTÀGNE, Regina. Literatura brasileira contemporânea: um território contestado. Editora Horizonte/Editora da UERJ: Rio de Janeiro, 2012

DEL PRIORE, Mary. História do amor no Brasil. São Paulo: Contexto, 2006.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia, vol. 3. Trad. Aurélio Guerra Neto, Ana Lúcia de Oliveira, Lúcia Cláudia Leão e Suely Rolnik. Rio de Janeiro: Editora 34, 1996.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Edições Loyola, 2014.

GUATTARI, Féliz; ROLNIK, Suely. Micropolíticas: cartografias do desejo. Trad. Suely Ronlik. Petrópolis, RJ: Vozes, 1986.

GÜNZEL, Stephan. Immanence and Deterritorialization: The Philosophy of Gilles Deleuze and Félix Guattari. In: WORLD CONGRESS OF PHILOSOPHY, 20., 1998, Boston. Contemporary Philosophy. Boston: Paideia, 1998. Disponível em: <http://www.bu.edu/wcp/MainCont.htm>. Acesso em: 31 ago. 2018.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. Trad. Beatriz Sidou. São Paulo: Centauro, 2006.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva & Guacira Lopes Louro. Rio de Janeiro: Lamparina, 2014.

JEUDY, Henri-Pierre. Memórias do social. Trad. Márcia Cavalcanti. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1990.

REZENDE, Maria Valéria. Quarenta dias. Rio de Janeiro: Objetiva, 2014.

SCHÖPKE, Regina. Por uma filosofia da diferença: Gilles Deleuze, o pensador nômade. São Paulo: EDUSP, 2004.

SOUZA, Pedro de. O esquecimento como condição da memória: a identidade em desabamento no ato do dizer. In: INDURSKY, Freda. Discurso, memória, identidade. Porto Alegre: Editora Sagra, 2000.

Publicado

2020-10-05

Como Citar

MELO, B. S.; JUSTINO, L. B. Reterritorializar, desterritorializar: Quarenta Dias, de Maria Valéria Rezende. Polifonia, [S. l.], v. 27, n. 47, 2020. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/10721. Acesso em: 26 abr. 2024.