APRESENTAÇÃO

Autores

  • Maria Inês Pagliarini Cox celiadr@uol.com.br
  • Ana Antônia de Assis-Peterson celiadr@uol.com.br

Resumo

Os artigos deste número de Polifonia tratam de uma variedade de temas, tais quais: a relação entre a lingüística e a história a partir da memória social, a expansão dos objetos de aprendizagem e sua adequação ao ensino de línguas, a linguagem politicamente correta sob o viés da Análise do Discurso, a dinâmica do acento vocabular em Português, a linguagem e o estilo característicos do dialeto caipira, a necessidade da escuta das vozes de pais e alunos para compreender o ensino de Inglês na escola pública, as diferenças conceituais de dois modelos de semântica para explicar processos de construção da significação, o labor filológico e a reconstituição da mentalidade de um povo num dado momento histórico e o estudo da tradução como caminho de retorno à língua materna. Juntos, esses artigos ilustram a vasta coleção de questões teóricas, metodológicas e pedagógicas atualmente em estudo no campo dos estudos lingüísticos.

Downloads

Publicado

2006-10-01

Como Citar

COX, M. I. P.; ASSIS-PETERSON, A. A. de. APRESENTAÇÃO. Polifonia, [S. l.], v. 12, n. 12(2), 2006. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/1066. Acesso em: 18 maio. 2024.

Edição

Seção

Apresentação