O CORPO NO FOTOJORNALISMO: O ENTRECRUZAMENTO DE VALORES AXIOLÓGICOS NA CONSTRUÇÃO DA INFORMAÇÃO
Palavras-chave:
fotografia como documento social, relações dialógicas, corpo feminino.Resumo
O objetivo deste artigo é analisar uma determinada produção fotojornalística, submetida ao World Press Photo of the Year, na edição de 2019, na perspectiva da teoria dialógica do discurso a fim de confrontar estéticas e valores que são combinados na representação do corpo feminino. Como nessa circunstância, o fotógrafo articula diversos interesses individuais e institucionais, a composição final é um criação cultural que articula referências sociais, ideológicas e axiológicas que enuncia, ecoa, reverbera e ressoa discursos em circulação no Ocidente. Trata-se de uma análise interpretativa de signos ideológicos (documentos disponíveis na internet), cujos critérios estão apoiados nos conceitos de cronotopo, contexto dialógico e compreensão ativo-dialógica. Os resultados preliminares indicam que a enunciação de imagens na atualidade ecoa perspectivas assumidas pelo fotojornalismo desde o século XIX e ressoa posições por meio das quais o profissional assume certa responsabilidade frente às crises sociais em curso.Referências
BAKHTIN, M. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento. O contexto de François Rabelais. São Paulo: Hucitec; Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 1999.
BAKHTIN, M. Fragmentos dos anos 1970-1971. In: BAKHTIN, Mikhail. Notas sobre literatura, cultura e ciências humanas. Trad., organização, posfácio e notas de Paulo Bezerra; notas da edição russa de Serguei Botcharov. São Paulo: Editora 34, 2017a. p. 21-56.
BAKHTIN, M. Por uma metodologia das ciências humanas. In: BAKHTIN, Mikhail. Notas sobre literatura, cultura e ciências humanas. Trad., organização, posfácio e notas de Paulo Bezerra; notas da edição russa de Serguei Botcharov. São Paulo: Editora 34, 2017b. p. 57-79.
EAGLETON, T. A ideologia da estética. Trad. Mauro Sá Rego Costa. Rio de Janeiro: Zahar, 1993 [1990].
FREUND, G. La fotografia como documento social. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2017 [1976].
OLIVEIRA, E. M. de; VICENTINI, A. Fotojornalismo – Uma viagem cultural entre o analógico e o digital. São Paulo: Cengage Learning, 2010.
SOUSA, J. P. Uma história crítica do fotojornalismo ocidental. Chapecó: Argos – Editora Universitária; Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2004.
STAFUZZA, G. B. Contribuições do pensamento do Círculo de Bakhtin para os estudos discursivos contemporâneos: o discurso machista na mídia humorística feminina. In: PAULA, Luciane de. Discursos em perspectiva: humanidades dialógicas. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2014. p. 135-155.
WALL, A. Bakhtin e a noção de crise ou como ler por Bakhtin a pintura arquitetural do século das luzes. In: PAULA, Luciane de (org.). Discursos em perspectiva – Humanidades dialógicas. Campinas: Mercado de Letras, 2014. p. 39-68.