CORPO E(M) PROJETO DE DIZER DE FILME PUBLICITÁRIO: CONFIGURAÇÃO ENUNCIATIVA EM PERSPECTIVA DIALÓGICA
Palavras-chave:
corpo discursivo, projeto de dizer, filme publicitárioResumo
Neste trabalho, objetivamos discutir a configuração do projeto de dizer de um filme publicitário, “Bebê Johnson’s”, a partir de seu protagonista: um corpo em cena, como signo ideológico pretensamente alinhado a discursos em favor da inclusão e da diversidade. Produzido para a campanha do Dia das Mães de 2017 da Johnson & Johnson, este enunciado traz um bebê com síndrome de Down, de modo a valorizar o consumo da marca ao ressignificar a alcunha que ela tanto consolidou na nossa cultura: “bebê Johnson”. Assim, seu projeto discursivo alia o propósito de emocionar ao de vender, numa (con)fusão intencional e tensionada entre eles. A fim de criarmos inteligibilidade para este “corpo-projeto de dizer”, em que um outro de si ganha relativa visibilidade, foi tecida uma análise dialógica, fundamentada nos pressupostos teórico-metodológicos do Círculo de Bakhtin. Numa orientação dialético-dialógica, o cotejo com enunciados antecessores protagonizados por “bebê Johnson” presidiu as interpretações construídas, mantendo em foco os mo(vi)mentos históricos e axiológicos que atravessam a voz da marca, oferecida ao consumo especialmente pelo corpo que (a) encena. Uma análise verbivocovisual levou à compreensão de que o projeto de dizer do “Bebê Johnson’s” constitui-se no/do incessante embate entre forças centrípetas e centrífugas da vida socioideológica e que o corpo em tela, a um só tempo, reexiste e resiste à tradição, enuncia-se e anuncia igual(ado). Tal fato aponta para o entendimento de que o discurso comercial/mercadológico atualiza-se e potencializa-se ao se relacionar, sempre mediante filtros publicitários, com discursos mais inclusivos, sociais e não explicitamente comerciais.Referências
BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. Tradução de Paulo Bezerra. 1ª ed. São Paulo: Editora 34, 2016.
BAKHTIN, Mikhail. Para uma filosofia do ato responsável. Tradução de Valdemir Miotello e Carlos Alberto Faraco. 2ª ed. São Carlos: Pedro & João Editores, 2012.
BAKHTIN, Mikhail. Problemas da poética de Dostoiévski. Tradução de Paulo Bezerra. 5ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.
BAKHTIN, Mikhail. Teoria do romance I: A estilística. Tradução de Paulo Bezerra. 1ª ed. São Paulo: Editora 34, 2015.
BARRETO, Tiago. Manual do roteiro para comerciais: transformando ideias em grandes filmes. 3ª ed. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2015.
BARRETO, Tiago. Manual de produção de comerciais: luz, câmera, criação. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2016.
BAUMAN, Zygmunt. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. 1ª ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. Tradução de Susana L. de Alexandria. 2ª ed. São Paulo: ALEPH, 2009.
PAULA, Luciane de. O enunciado verbivocovisual de animação: a valoração do “amor verdadeiro” Disney – uma análise de Frozen. In: FERNANDES JÚNIOR, Antônio; STAFUZZA, Grenissa Bonvino (Org.). Discursividades Contemporâneas: política, corpo, diálogo. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2017a. p. 287-314.
PAULA, Luciane de. Verbivocovisualidade: uma abordagem bakhtiniana tridimensional da linguagem (projeto de pesquisa). São Paulo, Assis: 2017b. Disponível em: https://docs.wixstatic.com/ugd/1309a5_b8d67b356fb849be88036d26487d33d9.pdf. Acesso em: 28. abr. 2020.
MEDVIÉDEV, Pável Nikoláievitch. O Método Formal nos Estudos Literários. Tradução de Sheila Camargo Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. 1ª ed. São Paulo: Editora Contexto, 2012 (1929).
VIEIRA, Tacicleide Dantas. Filme publicitário e(m) dialogização: processos de refração no projeto de dizer de um gênero híbrido. 2019. 233f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, RN, 2019.
VOLÓCHINOV, Valentin Nikolaevich. Marxismo e Filosofia da Linguagem: Problemas Fundamentais do Método Sociológico na Ciência da Linguagem. Tradução de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. 1ª ed. São Paulo: Editora 34, 2017.
XAVIER, Adilson. Storytelling: histórias que deixam marcas. 5ª ed. Rio de Janeiro: Best business, 2017.