#velhaparaisso: o discurso de empoderamento e resistência em propagandas de uma marca de cosmético

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Palavras-chave:

Palavras-chave, discurso, empoderamento, resistência.

Resumo

É notória e histórica a condição de inferioridade delegada à figura feminina em várias sociedades ainda hodiernamente. Muitos esforços, em diversos campos, têm sido travados para que a mulher seja respeitada como ser humano, um ser de direitos, e ações têm sido realizadas com o intuito de valorização e de reconhecimento social. A faixa etária é um dos fatores limitadores da ação da mulher em algumas sociedades ocidentais e estabelece um limite de idade para a realização de atividades. Estar fora do padrão etário ou estar velha para a execução de tarefas e/ou a realização de desejos pessoais – tatuar-se, ser mãe, mudar a cor dos cabelos, praticar esportes radicais, fazer novas escolhas é segregar a mulher a espaços específicos e restringir sua vivência. Relega-se a veleidade feminina a um segundo plano, principalmente se estiver relacionada a hábitos, escolhas e ações consideradas mais apropriadas para jovens e adolescentes, ou ao universo masculino. Empregando a metodologia de pesquisa bibliográfica e da análise de corpus, fundamentado na Análise de Discurso, objetiva-se demonstrar o processo de construção discursiva para o empoderamento de mulheres em propagandas de uma marca de cosméticos e, também, analisar os recursos argumentativos empregados no processo de empoderamento e de resistência incentivados pela concepção de que não há idade certa para se fazer o que se deseja. Os resultados demonstram que um dos procedimentos adotados buscam desconstruir a concepção preconceituosa de uma idade adequada para que a mulher realize seus sonhos.

 

Biografia do Autor

Edna Silva Faria, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Goiás (1991), mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (2005) e Doutorado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (2013). Atualmente é Professora Adjunta da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás (2010-presente), Coordenadora dos cursos de Letras: Português - Licenciatura e Bacharelados em Estudos Literários e Linguística.Tem experiência na área de Letras (Linguística), com ênfase em Análise do Discurso e Semiótica, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de discurso, semiótica, comunicação, literatura e educação. Coordenadora do Grupo de Pesquisa GESEM - Grupo de Estudos e Pesquisa em Semiótica.

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Publicado

2021-03-25

Como Citar

FARIA, E. S. #velhaparaisso: o discurso de empoderamento e resistência em propagandas de uma marca de cosmético. Polifonia, [S. l.], v. 27, n. 48, 2021. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/10519. Acesso em: 24 abr. 2024.

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