Escrita acadêmica e a capacidade de simbolizar

estratégias de referenciação, elaboração teórica e organização textual sob o enfoque enunciativo

Autores

  • Patrícia Azevedo Gonçalves patricia.goncalves87@edu.pucrs.br
    PPG Letras PUCRS/Doutoranda
  • Claudio Primo Delanoy claudio.delanoy@pucrs.br
    Professor, Escola de Humanidades, Letras/PUCRS https://orcid.org/0000-0002-8015-5349

DOI:

https://doi.org/10.59917/q9nvqb25


Palavras-chave:

linguagem, enunciação escrita, capacidade de simbolizar

Resumo

O presente artigo apresenta parte dos resultados de nossa pesquisa de doutoramento que buscou visibilizar as contribuições da linguística benvenistiana para a análise de textos do gênero artigo acadêmico. Delimitou-se, como objetivo geral, com base nos pressupostos da teoria da linguagem de Émile Benveniste (1976, 1989, 2014), a proposição e a aplicação de um dispositivo analítico com categorias e descritores que instrumentalizem uma avaliação enunciativa de textos da esfera acadêmica, de modo focal artigos científicos produzidos por graduandos/graduados. Assim, esta pesquisa se insere em uma perspectiva teórica e aplicada, porque, da síntese do quadro teórico em tela, foi construído um instrumento analítico, do qual exploraremos o eixo conteúdo semantizado: estratégias de referenciação, procedimentos de elaboração teórica e organização/progressão textual. Este estudo sustenta a tese de que, embora Benveniste não tenha se dedicado diretamente ao estudo da escrita científica, seu posicionamento epistemológico e suas contribuições para a compreensão da linguagem e de como nela o homem se constitui como sujeito possibilitam a formulação de categorias analíticas para a avaliação de textos acadêmicos.

Referências

ARESI, F. Os índices específicos e os procedimentos acessórios da enunciação. ReVEL, Porto Alegre, v. 9, n. 16, p. 262-275, 2011.

BAIÃO, L. G. M. A questão da memória n’A idade do Serrote. Revista Gatilho, Juiz de Fora, v. 4, p. 1-5, 2023.

BENVENISTE, E. Problemas de Linguística Geral I. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1976.

BENVENISTE, E. Problemas de Linguística Geral II. Campinas: Pontes, 1989.

BENVENISTE, E. Últimas aulas do Collège de France (1968 a 1969). São Paulo: Ed. UNESP, 2014.

COSTA SILVA, C. L. Como a linguística da enunciação pode contribuir com o ensino-aprendizagem da língua materna? ReVEL, Porto Alegre, v. 18, n. 34, p. 1-22, 2020.

COSTA SILVA, C. L.; ENDRUWEIT, M. L. O oral e o escrito sob o viés enunciativo: reflexões metodológicas. ReVEL, Porto Alegre, v. 9, n. 16, p. 236-261, 2011.

ENDRUWEIT, M. L.; FAVERO NETTO, D. O não saber que faz a escrita. ReVEL, Porto Alegre, v. 18, n. 34, p. 312-322, 2020.

FENOGLIO, I. Emile Benveniste: a gênese de um pensamento. Brasília: Ed. UNB, 2019.

FLORES, V. N. A enunciação escrita em Benveniste: notas para uma precisão conceitual. Delta, São Paulo, v. 34, n. 1, p. 395-417, 2018.

FLORES, V. N. Introdução à Teoria Enunciativa de Benveniste. São Paulo: Parábola, 2013.

FLORES, V. N.; TEIXEIRA, M. Introdução à linguística da enunciação. São Paulo: Contexto, 2017.

KNACK, C. Texto e Enunciação: as modalidades falada e escrita como instâncias de investigação. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.

KNACK, C.; OLIVEIRA, G. F. Avaliação de textos acadêmicos escritos: uma perspectiva enunciativa. Revista do PPG UPF, Passo Fundo, v. 13, n. 3, p. 706-732, set./dez. 2017.

NUNES, P. A.; FLORES, V. N. A especificidade da enunciação escrita em textos Acadêmicos. Desenredo, Passo Fundo, v. 8, p. 235-252, 2012.

OLIVEIRA, G. F. O problema da referência em Émile Benveniste. Curitiba: Appris, 2022.

ONO, A. La notion d’Énonciation chez Benveniste. Paris: Limoges, 2007.

RIOLFI, C. R. Lições da coragem: o inferno da escrita. In: RIOLFI, C. R.; BARROTTO, V. H. (org.). O inferno da escrita: produção escrita e psicanálise. Campinas: Mercado das Letras, 2011. p. 11-32.

RIOLFI, C. R.; BARROTTO, V. H. Apresentação. In: RIOLFI, C. R.; BARROTTO, V. H. (org.). O inferno da escrita: produção escrita e psicanálise. Campinas: Mercado das Letras, 2011. p. 7-10.

RODRIGUES, E. A.; AGUSTINI, C. L. H.; ARAÚJO, E. D. A teorização de Émile Benveniste sobre escrita: (d)o ponto de vista da vida social. Fragmentum, Santa Maria, n. 56, p. 79-103, jul./dez. 2020.

SANTOS, M. S. Letramentos (des)legitimados e práticas de reexistência no ENEM: uma análise dialógica de questões com textos literários. Revista Gatilho, Juiz de Fora, v. 24, p. 81-111, 2023.

SILVA, S. Língua, indivíduo e sociedade em perspectiva enunciativa: problemática e horizontes epistemológicos. Revista de Letras Juçara, Caxias, v. 2, n. 2, p. 291-309, dez. 2018.

SOBRAL, P. O. Escrita: um sistema linguístico. ReVEL, Porto Alegre, ed. esp., n. 2, 2008.

SOUZA, M. M. Análise lexicográfica na FrameNet Brasil. Revista Gatilho, Juiz de Fora, v. 11, p. 1-10, 2010.

Downloads

Publicado

2025-03-31

Edição

Seção

Estudos Linguísticos

Como Citar

Escrita acadêmica e a capacidade de simbolizar: estratégias de referenciação, elaboração teórica e organização textual sob o enfoque enunciativo . Polifonia, [S. l.], v. 31, n. 58, 2025. DOI: 10.59917/q9nvqb25. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/105-127. Acesso em: 11 abr. 2025.