Escrita acadêmica e a capacidade de simbolizar
estratégias de referenciação, elaboração teórica e organização textual sob o enfoque enunciativo
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Palavras-chave:
linguagem, enunciação escrita, capacidade de simbolizarResumo
O presente artigo apresenta parte dos resultados de nossa pesquisa de doutoramento que buscou visibilizar as contribuições da linguística benvenistiana para a análise de textos do gênero artigo acadêmico. Delimitou-se, como objetivo geral, com base nos pressupostos da teoria da linguagem de Émile Benveniste (1976, 1989, 2014), a proposição e a aplicação de um dispositivo analítico com categorias e descritores que instrumentalizem uma avaliação enunciativa de textos da esfera acadêmica, de modo focal artigos científicos produzidos por graduandos/graduados. Assim, esta pesquisa se insere em uma perspectiva teórica e aplicada, porque, da síntese do quadro teórico em tela, foi construído um instrumento analítico, do qual exploraremos o eixo conteúdo semantizado: estratégias de referenciação, procedimentos de elaboração teórica e organização/progressão textual. Este estudo sustenta a tese de que, embora Benveniste não tenha se dedicado diretamente ao estudo da escrita científica, seu posicionamento epistemológico e suas contribuições para a compreensão da linguagem e de como nela o homem se constitui como sujeito possibilitam a formulação de categorias analíticas para a avaliação de textos acadêmicos.
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