A ESCRITA ACADÊMICA ENDEREÇADA: REFLEXÕES SOBRE A PRESENÇA DO LEITOR NO DIZER DO PESQUISADOR

Autores

Palavras-chave:

Escrita acadêmica, Interlocutor pressuposto, Negociações de sentido

Resumo

Neste artigo, realizamos uma parada reflexiva sobre a relação dialógica entre o sujeito e seus interlocutores, impressa na escrita acadêmica. Partindo do pressuposto de que todo enunciado é produzido levando em conta a compreensão responsiva do sujeito sobre a situação enunciativa e sobre seus destinatários, delimitamos como objetivo deste artigo desvelar as negociações de sentido entre o pesquisador e seus interlocutores na escrita acadêmica de pesquisadores em formação. Os objetos de análise são duas teses de doutorado, que tratam sobre o ensino da produção de texto na sala de aula, coletadas no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O caminho metodológico seguido consiste em observar, nessas teses, as negociações que mostram a escrita endereçada a leitores, enquanto representantes de grupos sociais, com os quais o pesquisador interage na produção de sua investigação científica. As análises permitiram verificar diferentes níveis de alteridade e como o sujeito responde a interlocutores de diferentes esferas comunicativas.

Biografia do Autor

  • Katia Cilene Ferreira França, Universidade Federal do Maranhão
    Tem graduação em Letras pela Universidade Federal do Maranhão (2001), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (2009) e doutorado em Estudos da Linguagem, área de concentração em estudos da Linguística Teórica e Descritiva, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2018). Atualmente é professora de Língua Portuguesa, do curso de Linguagens e Códigos, da UFMA- Campus São Bernardo.Tem experiência na área de Letras, com ênfase em: ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa, leitura e escrita na Educação Básica, escrita acadêmica.

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Publicado

2022-10-10

Como Citar

A ESCRITA ACADÊMICA ENDEREÇADA: REFLEXÕES SOBRE A PRESENÇA DO LEITOR NO DIZER DO PESQUISADOR. Polifonia, [S. l.], v. 27, n. 49, 2022. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/10336. Acesso em: 5 dez. 2025.