EDUCAÇÃO INDÍGENA EM CONTEXTOS URBANOS DOS MUNICÍPIOS DE BARRA DO GARÇAS, PONTAL DO ARAGUAIA E ARAGARÇAS: DESAFIOS DE NOVOS TEMPOS
Resumo
Este trabalho é resultado da convivência de dez anos com alunos indígenas da etnia xavante matriculados em escolas públicas das cidades de Barra do Garças, Pontal do Araguaia-MT e Aragarças-GO, cuja meta principal é fazer um estudo sociolinguístico interacional que proporcione uma visão mais detalhada de como esses alunos são recebidos pela comunidade não indígena. Tal convivência trouxe a possibilidade de um maior entrosamento com esses jovens e, consequentemente, vem despertando o desejo de ajudá-los a melhorar as condições de vida nos espaços urbanos, pois, embora fortes e valentes, são levados a caminhos tortuosos e sem volta, causando um grande prejuízo a sua cultura e, principalmente, a sua língua.Downloads
Publicado
2009-03-01
Edição
Seção
Dossiê
Como Citar
EDUCAÇÃO INDÍGENA EM CONTEXTOS URBANOS DOS MUNICÍPIOS DE BARRA DO GARÇAS, PONTAL DO ARAGUAIA E ARAGARÇAS: DESAFIOS DE NOVOS TEMPOS. Polifonia, [S. l.], v. 15, n. 17, 2009. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/1018. Acesso em: 11 abr. 2025.