REALISMO CRÍTICO E ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA: REFLEXÕES INTERDISCIPLINARES PARA A FORMAÇÃO DO EDUCADOR DE LÍNGUAS EM PROCESSO DE EMANCIPAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

Autores

  • Solange Maria de Barros Barra Papa celiadr@uol.com.br

Resumo

Este trabalho apresenta algumas reflexões interdisciplinares sobre Realismo Crítico e Análise Crítica do Discurso, que podem contribuir para o educador de línguas, em processo de emancipação e de transformação social. Conceitos sobre “poderes causais” e “agentes causais”fornecem uma visão crítica sobre os contextosmicro e macrossocial. Apresenta também parte da pesquisa que está sendo desenvolvida, desde 2006, no Centro Socioeducativo do Complexo Pomeri, em Cuiabá/MT. Através da participação coletiva nos grupos de estudos, com os professores, busca-se identificar e analisar as impressões, motivações e atitudes de uma professora de espanhol. Os dados foram coletados através de conversas informais, incluindo narrativas de suas histórias de vida.

Downloads

Publicado

2009-03-01

Como Citar

PAPA, S. M. de B. B. REALISMO CRÍTICO E ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA: REFLEXÕES INTERDISCIPLINARES PARA A FORMAÇÃO DO EDUCADOR DE LÍNGUAS EM PROCESSO DE EMANCIPAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL. Polifonia, [S. l.], v. 15, n. 17, 2009. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/1013. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê