CARACTERÍSTICAS DEMOGRÁFICAS EM ÁREAS DE RISCO: IMPACTOS DA CONSTRUÇÃO DA AVENIDA PARQUE DO BARBADO EM CUIABÁ – MT*

Autores

  • Giseli Dalla Nora giseli.nora@gmail.com
    Departamento de Geografia - Universidade Federal de Mato Grosso
  • Cleusa Aparecida Gonçalves Pereira Zamparoni cazamp@gmail.com
    Departamento de Geografia - Universidade Federal de Mato Grosso
  • Onélia Carmem Rossetto carmemrossetto@gmail.com
    Departamento de Geografia - Universidade Federal de Mato Grosso

Resumo

O ambiente urbano no século XXI caracteriza-se pela elevada densidade demográfica e por questões socioambientais dela decorrentes, entre elas, destaca-se a desigualdade de renda e da oferta de bens e serviços. Assim, a possibilidade de sediar eventos esportivos de relevância global é disputada pelos países, com o objetivo de atrair investimentos e estimular o crescimento econômico.  A Copa do Mundo de 2014 será realizada no Brasil e Cuiabá está entre as cidades que irão sediar os jogos, como correlato, várias obras estão em andamento, entre elas a construção da Avenida Parque do Barbado, que afetará cerca de 579 famílias residentes nos Bairros Bela Vista, Renascer, Castelo Branco e Pedregal. Diante da problemática descrita, este texto visa apresentar e discutir as características demográficas dessa população e os possíveis impactos socioeconômicos da referida obra, enfatizando a necessidade das análises técnicas como instrumento de apoio ao poder público, no sentido de minimizar os impactos socioambientais e, de forma concomitante, estimular a participação da população nos processos decisórios.

Biografia do Autor

Giseli Dalla Nora, Departamento de Geografia - Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso (2007) e mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso (2008). Atualmente é professora titular da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em meio ambeinte, planejamento regional e turismo, biogeografia e ensino de geografia

Cleusa Aparecida Gonçalves Pereira Zamparoni, Departamento de Geografia - Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Geografia pela Universidade de São Paulo (1980), mestrado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Geografia (Geografia Física) - Université de Rennes - Laboratoire Costel (2001). Pós-doutorado (Bolsa pós-doc SENIOR) junto ao Departamento de Geografia - Instituto de Geociências da UNICAMP. Atualmente é professor Associado II da Universidade Federal de Mato Grosso, -membro do conselho editorial da Revista Brasileira de Climatologia, Revista Matogrossense de Geografia e GEO UERJ. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Análise Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: desmatamento, ilha de calor, uso do solo urbano, clima urbano e uso do solo. LIDER DO GRUPO DE PESQUISA TROPCLIM - Grupo de Estudos de Clima Tropical entre Brasil e Moçambique/África. Coordenadora do Projeto "Variabilidade, Ritmos e Mudanças Climáticas: Causas Naturais e Derivação Antrópica: reflexões teóricas/metodológicas/práticas sobre o estado da arte na Amazônia Mato-Grossense/Brasil e Moçambique/África". : Edital CNPq PROAFRICA n. 06/2007 - Visitas Exploratórias entre Mato Grosso/Brasil e Moçambique/Africa. Coordenadora do Projeto "MUDANÇAS CLIMÁTICAS: MAPEAMENTO DAS ÁREAS DE RISCO E DESASTRES NATURAIS ASSOCIADOS ÀS INSTABILIDADES ATMOSFÉRICAS SEVERAS NA AMAZÔNIA MATO-GROSSENSE/BRASIL E MOÇAMBIQUE/AFRICA" Edital CNPq PROAFRICA 0012/2008 (2009/2010).

Onélia Carmem Rossetto, Departamento de Geografia - Universidade Federal de Mato Grosso

Possui Graduação em Licenciatura e Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso (1986), Mestrado em Educação , área de concentração Educação e Meio Ambiente pelo Instituto de Educação - UFMT (1997) e Doutorado em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília/UnB - Centro de Desenvolvimento Sustentável/CDS (2004). Atualmente é docente do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso,vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Geografia e Líder do Grupo de Pesquisas Geografia Agrária e Consevação da Biodiversidade do Pantanal - GECA/UFMT; Tem experiência nas seguintes áreas: Geografia e Ambiente Agrário; Políticas Públicas, Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, Educação Ambiental, Ensino de Geografia.

Publicado

2013-11-01