ANÁLISE DOS ELEMENTOS CLIMATICOS E SUAS INFLUENCIAS EM ÁREA AGRICOLA NA REGIÃO NORTE DO MATO GROSSO

Autores

Resumo

RESUMO

Nos últimos tempos, a produção de grãos se tornou uma necessidade do homem. Vivemos em um país que transformou essa necessidade em uma das principais atividades econômicas e possui condições de clima, solo e relevo propícias a isto. Devido a constante evolução do homem, o aumento do consumo mundial do uso de grãos para diversos fins e o investimento em tecnologia, torna necessário o aumento da produção, o que causa uma mudança drástica na paisagem do local onde tais atividades estão inseridas. As alterações sofridas por estas mudanças são mais perceptíveis em centros urbanos, porém nas regiões de produção de grãos é possível notar estas mudanças através das observações de clima e tempo do local, que interferem diretamente nos cultivos de grãos. O estudo dos elementos climáticos tem aumentado conforme a necessidade da população e da manutenção do planeta, uma vez que as alterações das paisagens ocorridas em qualquer lugar influenciam não somente a região, mas o globo como um todo; a determinação das variáveis climáticas e suas influências se tornam então um estudo de utilidade pública. Logo, sabendo da importância da influência climática na produção de grãos e tomando como linha de pesquisa as anomalias climáticas e com o intuito de compreendê-las, o objetivo do presente trabalho é analisar através de dados meteorológicos coletados para região Norte do estado de Mato Grosso, a interferência do clima na produção de soja, comparando a produtividade dos grãos dos últimos seis anos.

 

Palavras chave: Clima, Produção de Grãos, Temperatura, precipitação.

Biografia do Autor

Vanessa Ester Pereira Pieper, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

Graduada em Ciências Naturais e Matemática - Habilitação em Física pela Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Sinop/MT

Orientada pelo Profº Mestre Jean Reinildes Pinheiro

Referências

BRAIDO, L.M.H, TOMMASELLI, J.T.G. Caracterização climática e dos anos extremos (chuvoso e seco): seus efeitos na produção de cana-de-açúcar, milho e soja para a região do Pontal do Paranapanema – SP. Revista Formação, v. 13, n. 17, p. 13-34, 2011.

FARIAS, J.R.B. Soja. In: Agrometeorologia dos cultivos: o fator meteorológico na produção agrícola. (Org) MONTEIRO, B.A. INEMET. Brasília, 2009. 530p.

FERNÁNDEZ, A.J.C. Do cerrado a Amazônia: As estruturas sociais da economia da soja em Mato Grosso. Porto Alegre, (2007). 18 p. Graduação (Administração Rural e Gestão de Agronegócio) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

SILVA, D. F. da. Uso de modelos agrometeorológicos de estimativa de produtividade e de risco climático para a soja no Vale do Médio Paranapanema – SP. Campinas, 2011. 95 f. Tese (Mestrado em Agricultura Tropical e Subtropical) – Instituto Agronômico

Downloads

Publicado

2020-10-05