RESENHA: HARVEY, DAVID. CIDADES REBELDES: DO DIREITO À CIDADE À REVOLUÇÃO URBANA. MARTINS FONTES, SÃO PAULO, 2014.

Autores

  • ROSINALDO BARBOSA DA SILVA rosinaldovirtual@yahoo.com.br
    UNIVERSIDADE DE BRASILIA - UNB
  • Nelba Azevedo Penna rosinaldovirtual@yahoo.com.br
    Pós-Dra. pelo Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (Universidade de Lisboa/Portugal). Professora Associada do Departamento de Geografia – Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade de Brasília – UNB.

Resumo

O livro “Cidades rebeldes: do direito à cidade à revolução urbana” - escrito por David Harvey e publicado originalmente como “Rebel Cities: From the right to the city to the urban revolution” London & New York: Verso, 2012, foi traduzido e publicado em 2014 por Martins Editora em 2014. É composto por um prefácio, onde Harvey retoma as contribuições de Henri Lefebvre, seguido pela primeira parte discutindo o direito à cidade e as raízes das crises capitalistas, na segunda e última parte, o autor enfatiza as grandes manifestações e aponta para as possibilidades abertas pelas lutas anticapitalistas. 

Biografia do Autor

ROSINALDO BARBOSA DA SILVA, UNIVERSIDADE DE BRASILIA - UNB

Mestre pelo Programa de pós-graduação em Geografia – Linha de pesquisa Produção do Espaço Regional. Área de concentração: "Ambiente e Desenvolvimento Regional"– UFMT-ICHS. rosinaldovirtual@yahoo.com.br.

Doutorando em Geografia pela Universidade de Brasília - UNB

Publicado

2016-09-01