OCORRÊNCIA E ECOLOGIA DE Zamia boliviana (Brongn.) A.DC. EM UM FRAGMENTO URBANO DE CERRADO ALAGÁVEL NO SUDOESTE DO ESTADO DE MATO GROSSO, BRASIL

Autores

  • Cleidiane Prado Alves da Silva cleidiane1990@hotmail.com
  • Silvana Aparecida de Lima Lemes Lemes@gmail.com
  • Micael Felipe de Morais morais@gmail.com
  • Germano Guarim Neto guarim@ufmt.br
  • Maria Antonia Carniello Carniello@gmail.com

Resumo

Zamia boliviana (Brongn.) A.DC. é uma gimnosperma nativa do Cerrado, considerada rara e vulnerável, ocorrente na região Centro-Oeste do Estado de Mato Grosso. O objetivo deste trabalho foi realizar um levantamento de espécimes de Zamia boliviana (Brongn.) A. DC.; verificar o período de inundação em semanas; correlacionar a presença de plantas lenhosas com a espécie em estudo; analisar ação antrópica, influência sobre a abundância de Zamia boliviana; Fazer um censo on line de distribuição geográfica da espécie em estudo na Chácara Baru, Cáceres, Mato Grosso, Brasil. Utilizou-se dados de período de inundação e dados florísticos e fitossociológicos de plantas lenhosas (arbórea e arbustivas) estabelecida na Chácara Baru (2013 – 2016), a partir de informações coordenado por Carniello, M.A.. Para avaliar o nível de antropização, utilizou-se a Análise de Variância (ANOVA) e o Teste de Tukey calculadas no Programa Estatístico versão R 2.12.2, tendo como valor de significância 5% (p < 0,05). A distribuição geográfica foi consultada no HPAN (Herbário do Pantanal “Vali Joana Pott”, UNEMAT, Cáceres, Mato Grosso, Brasil) e banco de dados on line: Lista de Espécies da Flora do Brasil; speciesLink; Global Biodiversity Information Facility (GBIF). Nas 11 parcelas estudadas foram contabilizados 861 indivíduos de Z. boliviana. A abundância da espécie mostrou relação significativa com a vegetação lenhosa (CAP ≥ 15 cm), t= 2,59; p = 0,028 devido ao ambiente favorável ao desenvolvimento da Z. boliviana. A análise indicou uma intolerância da espécie ao regime hídrico, pois (t= - 1,13; p= 0,28) obteve uma relação inversa fraca em relação com duração do período de inundação em semanas. Verificou-se que o número de indivíduos da espécie não é influenciado pelo local de ocorrência bem como não há diferença significativa entre os níveis de antropização nas parcelas amostradas, pelo teste de Tukey a 5%. Como alternativa de 2 conservação desta espécie nativa rara, propõe-se a execução de projetos para a recuperação da área estudada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2017-08-19

Como Citar

SILVA, C. P. A. da; LEMES, S. A. de L.; MORAIS, M. F. de; NETO, G. G.; CARNIELLO, M. A. OCORRÊNCIA E ECOLOGIA DE Zamia boliviana (Brongn.) A.DC. EM UM FRAGMENTO URBANO DE CERRADO ALAGÁVEL NO SUDOESTE DO ESTADO DE MATO GROSSO, BRASIL. FLOVET - Boletim do Grupo de Pesquisa da Flora, Vegetação e Etnobotânica, [S. l.], v. 1, n. 9, 2017. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/flovet/article/view/5494. Acesso em: 6 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 > >>