USO, DIVERSIDADE E CONHECIMENTO ETNOBOTÂNICO DE PLANTAS MEDICINAIS UTILIZADAS PARA O TRATAMENTO DA MALÁRIA NO MUNICÍPIO DE NOVA SANTA HELENA-MT

Autores

  • ERIKA PAULA BARBOSA DE OLIVEIRA kpaulaleca@hotmail.com
    UFMT
  • LUCAS SILVA PEIXOTO lsp@gmail.com
    UFMT
  • MAYNARA BALDISSERA mayba@gmail.com
    UFMT
  • CARLA REGINA ANDRIGHETTI caran@gmail.com
    UFMT

Resumo

Apesar dos medicamentos convencionais utilizados há décadas, algumas pessoas fazem uso de plantas medicinais como única forma de se tratarem da malária, portanto, esse fato está associado não somente a questões econômicas, sociais ou culturais. Atualmente, pesquisadores em todo o mundo buscam comprovar a veracidade científica das indicações dessas plantas utilizadas de forma empírica para o tratamento da malária, em virtude do desejo de suprir a necessidade de novos fármacos antimaláricos. O presente trabalho fez o levantamento etnobotânico de plantas medicinais usadas para o tratamento da malária em cinco comunidades rurais do município de Nova Santa Helena – MT. Foram aplicado um questionário semiestruturado a 20 moradores, com objetivo de identificar as plantas, parte utilizada, modo de preparo, família, espécie e ainda correlacionou grau de escolaridade, idade e gênero dos entrevistados. Identificou-se 23 espécies de plantas, distribuídas em 19 famílias botânicas com destaque para a Asteraceae representando 3 (15,8%) do total de citações. Com maior número de citações para a Quina Cruzeira (Strychnos brasiliensis (Springel) Mart.), Melão-de-São-Caetano (Mormodica Charantia L.), o Boldo (Colleus sp.) e ainda o Picão (Bidens pilosa L.) em concordância com o número de citações do Chapéu-de-couro (Echinodorus macrophyllus Micheli). As partes mais utilizadas foram as folhas, sendo a forma de preparo a mais citada a infusão. Concluímos que este trabalho buscou conhecer os aspectos etnobotânicos, agregando informações com a comunidade científica e paras os entrevistados por meio de informações sobre o uso racional de plantas medicinais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

ERIKA PAULA BARBOSA DE OLIVEIRA, UFMT

UFMT

LUCAS SILVA PEIXOTO, UFMT

UFMT

MAYNARA BALDISSERA, UFMT

UFMT

CARLA REGINA ANDRIGHETTI, UFMT

UFMT

Downloads

Publicado

2016-08-10

Como Citar

OLIVEIRA, E. P. B. D.; PEIXOTO, L. S.; BALDISSERA, M.; ANDRIGHETTI, C. R. USO, DIVERSIDADE E CONHECIMENTO ETNOBOTÂNICO DE PLANTAS MEDICINAIS UTILIZADAS PARA O TRATAMENTO DA MALÁRIA NO MUNICÍPIO DE NOVA SANTA HELENA-MT. FLOVET - Boletim do Grupo de Pesquisa da Flora, Vegetação e Etnobotânica, [S. l.], v. 1, n. 8, 2016. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/flovet/article/view/4033. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)