TRILHAS FILOSÓFICAS: É CAMINHANDO QUE SE APRENDE

Autores

  • Luis Vitor da Silva Abreu vitorabreu41@yahoo.com.br
    Universidade Federal do Cariri

Palavras-chave:

Pensar, Caminhar, Filosofa, Cariri

Resumo

A Filosofia, como saber acadêmico, se constrói, muitas vezes, de modo erudito e pouco acessível à comunidade, deixando de ocupar espaços que dela podem se beneficiar para se tornar somente objeto contemplativo nas universidades. O Trilhas Filosóficas é um projeto de cultura da Universidade Federal do Cariri que busca, por meio da atitude filosófica, conhecer e refletir sobre lugares naturais, históricos e culturais do nosso território, em especial da região do Cariri cearense e localidades vizinhas. É um projeto aberto que atende toda a comunidade. Além de proporcionar a descoberta de novos caminhos, busca-se viabilizar uma experimentação atenta do meio em que nos inserimos, bem como refletir a partir desta vivência.  A filosofia não pode ser um discurso para especialista, ela deve aprender a dialogar com aquilo que encontra pelo caminho. 

Biografia do Autor

Luis Vitor da Silva Abreu, Universidade Federal do Cariri

Graduando em Filosofa.

 

Referências

FOUCAULT, Michel. Segurança, território, população. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.

MORAES NETO, Geneton. Entrevista com Chico Buarque. Revista Continente, Recife, Pe, p.47-48, 29 nov. 1999. Disponível em: <http://www.revistacontinente.com.br/especial/18610-entrevista-com-chico-buarque.html>. Acesso em: 18 jul. 2016.

Portal Educação Pública – Da arte de caminhar. Disponível em: <http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/filosofia/0023.html>. Acesso em: 17 jul. 2016

SANTOS, W.S. O conceito de geofilosofia em Deleuze e Guattari. Revista Pandora Brasil, São Paulo, Número 34, p. 155-169, Setembro de 2011.

Downloads

Publicado

2019-03-14

Como Citar

VITOR DA SILVA ABREU, L. TRILHAS FILOSÓFICAS: É CAMINHANDO QUE SE APRENDE. Revista Corixo de Extensão Universitária, Cuiabá, MT, n. 7, 2019. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corixo/article/view/7947. Acesso em: 29 mar. 2024.