Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista Corixo de Extensão da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) é uma publicação da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (PROCEV), por meio da Coordenação de Extensão (CODEX), cujo objetivo é criar um instrumento de comunicação que possibilite o intercâmbio de intervenções, reflexões, práticas e resultados de ações de Extensão desenvolvidas pelas Universidades de Ensino Superior, por meio de uma rede ampla e diversificada de atores e instituições sociais.

Periodicidade

Revista de publicação semestral (junho e dezembro/ano)

Normas para publicação

  1. A Revista Corixo de Extensão da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) é uma publicação da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (PROCEV), por meio da Coordenação de Extensão (CODEX), cujo objetivo é criar um instrumento de comunicação que possibilite o intercâmbio de intervenções, reflexões, práticas e resultados de ações de Extensão desenvolvidas pelas Universidades de Ensino Superior, por meio de uma rede ampla e diversificada de atores e instituições sociais.

1.1 A Revista Corixo de Extensão da UFMT tem como objetivos publicar análises e reflexões referentes às ações de Extensão efetivamente realizadas e registradas nas instituições e contribuir para relação indissociável entre o Ensino, a Pesquisa e a Extensão.

  1. a) Entende-se como Extensão o processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que consiga promover a interação transformadora entre universidade e outros setores da sociedade, mediados por estudantes de graduação e pós-graduação, orientados por um ou mais docentes e/ou técnico-administrativo(s), e que esteja dentro do princípio constitucional da indissociabilidade do Ensino, da Pesquisa e da Extensão;
  2. b) São “Ações de Extensão” as intervenções que envolvam diretamente as comunidades externas à universidade e que estejam vinculadas à formação do estudante, conforme políticas nacionais de Extensão universitária e normas institucionais próprias.

1.2 A Revista Corixo de Extensão Universitária da UFMT é uma publicação semestral e deverá conter, prioritariamente, artigos voltados à reflexão da trajetória da Extensão - no âmbito das IES brasileiras e latino-americanas.

1.3 Artigos com características de pesquisa serão aceitos, desde que demonstrem de forma clara a vinculação com a Extensão Universitária, e que apresentem ampla e qualificada revisão bibliográfica relacionada à Extensão no Ensino Superior.

1.4 Os artigos  que tenham qualquer tipo de entrevista, aplicação de instrumentos de coleta de dados, que implica na ética para os seres humanos, deverão apresentar aprovação do Comitê de Ética como documento anexo.

1.5 O artigo submetido deverá ser original e inédito, e não deverá estar no prelo para publicação por outra revista.

  1. Da formatação dos artigos

2.1 Os textos poderão ser redigidos em português e/ou espanhol.

2.2 O resumo do trabalho deve ser apresentado, obrigatoriamente em português e em espanhol, no máximo 300 (trezentas) palavras, fonte Time New Roman 12, justificado com espaço simples, até três palavras-chave, separado por ponto.

2.3 Cada artigo deverá ter, no mínimo 12 (doze) e no máximo 15 (quinze) páginas, incluindo referências, ilustrações, gráficos, mapas e tabelas e em papel A4;

2.4 O texto deverá seguir as normas atuais descritas pela ABNT, entre elas:

  1. a) Fonte Time New Roman 12, com margens esquerda e superior: 3 cm; direita e inferior 2 cm com excessão para tamanho da letra 10: legendas e fontes das figuras e tabelas, citações longas, notas de rodapé, paginação;
  2. b) Espaçamento 1,5 entre linhas com exceções: espaçamento simples no resumo, notas de rodapé, nas citações longas e referências;
  3. c) A distância entre seções: os títulos principais e secundários devem ficar separados do texto por uma linha em branco (um espaço 1,5);
  4. d) Insira a paginação no canto inferior direito, em algarismos arábicos, em fonte 10. A primeira página é contada, mas não numerada;
  5. e) Alinhamento: título do artigo: centralizado; título das seções: alinhados à esquerda; texto: justificado, abrindo os parágrafos com recuso de 1 TAB; bibliografia: alinhado à esquerda;
  6. f) Não incluir nomes do(s) autor(es) no arquivo principal do artigo. A identificação do(s) autor(es) deverá ser encaminhado em documento adicional anexo com título do artigo, o nome dos autores em ordem direta, as respectivas afiliações, e o registro ORCID (este último opcional), deverá ser preparado e submetido juntamente com o manuscrito (arquivo principal) na categoria identificada como ‘Identificação dos Autores e Afiliação’, no processo de submissão. Obs.: Este arquivo não será enviado para os pareceristas, mantendo o sistema anônimo de avaliação. Exemplo de identificação para documento anexo: Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso. Professor Adjunto do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), email.
  7. g) As imagens deverão ser gravadas nas extensões TIF ou JPG, com resolução de 300 DPI, no máximo cinco imagens por artigo.
  8. No máximo de cinco autores por artigo, sendo um deles necessariamente com título de doutor. Cada autor deverá aguardar um intervalo de dois anos para nova publicação, salvo em edições especiais.
  9. O artigo deverá passar por revisão textual de responsabilide do(s) autor(es) do trabalho . A revisão ortográfica e gramatical do material apresentado é de inteira responsabilidade do(s) autor (es).
  10. O texto deve seguir os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos pelas normas atuais da ABNT.
  11. Os direitos autorais dos artigos publicados pertencerão aos respectivos autores. Os artigos deverão ser oferecidos gratuitamente, pois a Revista de Extensão Corixo não tem fins lucrativos. Desse modo, ao enviar seu artigo, o autor estará automaticamente aceitando tal condição.
  12. a) A simples remessa de originais à revista implica a autorização para a publicação;
  13. b) Não serão pagos direitos autorais;
  14. c) Os originais não serão devolvidos;
  15. A aceitação do artigo para a publicação implica a transferência de direitos autorais para a revista:
  16. a) Concordância do(s) autor(es) que constam no artigo com as condições de publicação (direitos editoriais e autorais);
  17. b) Assegura-se à Revista Corixo de Extensão da UFMT o direito à divulgação da informação e os direitos editoriais, na forma da Lei;
  18. c) Os conteúdos do artigo são de inteira responsabilidade de seus autores.

8 Da avaliação dos artigos

8.1 Os artigos encaminhados serão avaliados (avaliação duplo-cega[1]), pelo Comitê Editorial e pelos consultores ad hoc, que poderão aprovar sem alterações, aprovar com adequações ou reprovar o artigo submetido.

  1. a) O Comitê Editorial é composto por representantes das Câmaras de Extensão da UFMT e avaliadores ad hoc das áreas: comunicação, cultura, direitos humanos, educação, meio ambiente, saúde, tecnologia e trabalho (Anexo); além das Coordenações de Extensão dos campi da UFMT.
  2. b) Caberá ao Comitê Editorial a seleção e, caso seja necessário, o encaminhamento de artigos para apreciação da Consultoria Científica ad hoc, composta por profissionais com experiência em Extensão Universitária e especialistas nas áreas temáticas trabalhadas.
  3. c) No processo de seleção, além dos critérios gerais para a publicação, serão observados: prioridade do tema, consistência científica da indissociabilidade do Ensino, Pesquisa e Extensão, originalidade, discussão da extensão universitária, a pertinência e atualidade da informação, qualidade, abrangência, a qualidade da redação, a adequação às normas.
  4. Um arquivo adicional com o título do artigo, o nome do(s) autor(e)s em ordem direta, as respectivas afiliações, e o registro ORCID (este último opcional), deverá ser preparado e submetido juntamente com o manuscrito (arquivo principal) no item de submissão ‘Identificação dos Autores e Afiliação’, na página de submissão. Este arquivo não será enviado para os pareceristas, mantendo o sistema anônimo de avaliação, conforme item 2.4, letra f.
  5. Somente serão aprovados os textos que obedecerem às normas estabelecidas para publicação.
  6. Submissão dos artigos: Sistema de Periodicos da Universidade Federal de Mato Grosso: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corixo/about

[1] A avaliação duplo-cega consiste na interação entre os autores e os pareceristas, coordenado pelo Editor Chefe da Revista, os quais sugerem melhorias para aprimorar e adequar o artigo aos padrões da revista.

Histórico do periódico

A Revista Corixo emerge do interesse da Coordenação de Extensão - vinculada a Pró- Reitoria de Cultura Extensão e Vivência - da Universidade Federal de Mato Grosso em dar visibilidade as reflexões das diversas experiências de aprendizagem pela Extensão Universitária. A extensão tem se mostrado realidade materializada no conjunto de ações que, necessariamente se transversalizam no ensino e na pesquisa, e de forma particular, na Universidade Federal de Mato Grosso há mais de quatro décadas.

Ainda que as denominações das Pró Reitorias que a tenham contemplado ao longo da história da UFMT tenham sido modificadas: Pro Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis – PROACE; Pro Reitoria de Vivência Acadêmica e Social – PROVIVAS e Pro Reitoria de Cultura Extensão e Vivência - PROCEV, a extensão tem se mantido e se mostrado cada vez mais fortalecida, assegurando qualidade e comprometimento ao ensino público e a pesquisa que se qualificam pelo compromisso efetivo com os diferentes sujeitos sociais que ocupam as diversas áreas do nosso estado, como: o pantanal e o cerrado, ribeirinhos, inundando com seus saberes e fazeres múltiplos e complementares.

Do nome Corixo

O nome Corixo surgiu da analogia entre o conhecimento produzido pela Extensão universitária com os canais interconectados do Pantanal mato-grossense, chamados Corixos.  Assim como os Corixos, a extensão universitária promove um elo entre a universidade e a comunidade, em um processo de troca de saberes e de retroalimentação. Nesse sentido, a capa da primeira edição recebeu a imagem poética do pescador pantaneiro navegando por um Corixo, sob o olhar do fotógrafo José Medeiros.

A logo foi uma criação envolvendo todo o processo da extensão universitária sob a criatividade de Técnico Administrativo - Produtor Cultural da UFMT Luzo Reis.