EDUCAÇÃO INFANTIL: AS PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM A PARTIR DOS RELATÓRIOS DE AVALIAÇÃO

Autores

  • Juli Karine Melinho da Silva julikarine25@gmail.com
    Universidade Federal de Campina Grande
  • Yaponira da Silva Santos julikarine25@gmail.com
    Universidade Federal de Campina Grande
  • Marco Antônio Costa julikarine25@gmail.com
    Universidade Federal de Campina Grande

Palavras-chave:

Extensão. Avaliação. Educação infantil. Relatório de Avaliação

Resumo

O presente trabalho é resultado de uma pesquisa de estágio vinculada ao projeto de extensão “Língua Inglesa na Educação Infantil: integrando a licenciatura à extensão” e tem como objetivo verificar o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos nos relatórios de avaliação dos professores da Unidade Acadêmica Ensino Infantil da UFCG. A pesquisa foi realizada com a intenção de mostrar como a avaliação acontece na UAEI e quais critérios  são considerados na hora de avaliar o desempenho dos alunos nos primeiros anos do ensino infantil. Nesse sentido, iremos analisar de que forma os relatórios de avaliação revelam as percepções dos professores sobre o desenvolvimento cognitivo e afetivo dos alunos da educação infantil. Tendo como base os estudos de Jussara Hoffmann sobre avaliação e as pesquisas de Henri Wallon sobre o desenvolvimento infantil, buscaremos refletir sobre alguns aspectos que consideramos relevantes acerca das questões vinculadas às áreas afetivas e cognitivas no desenvolvimento infantil encontradas nos relatórios de avaliação. A coleta de dados desta pesquisa aconteceu a partir de quatro relatórios de avaliação produzidos pelas professoras e estagiárias e entregues aos pais no final do semestre. Com base nos relatórios, iremos analisar de que maneira eles revelam as percepções das professoras sobre desenvolvimento afetivo e cognitivo dos alunos. Compreendemos que, para avaliar, o professor deve possuir uma base teórica adequada para que assim consiga fazer uma reflexão crítica, individual, coletiva e satisfatória sobre a complexidade do processo de avaliação e desenvolvimento infantil. Com os resultados obtidos é possível afirmar que o processo de avaliação é algo complexo e não se limita ao registro comparativo ou automático de alguns aspectos da aprendizagem da criança. Nesse sentido, tivemos como objetivo investigar de que forma os relatórios de avaliação revelam as percepções das professoras sobre o desenvolvimento afetivo e cognitivo dos alunos.

Biografia do Autor

Juli Karine Melinho da Silva, Universidade Federal de Campina Grande

 

 

Downloads

Publicado

2018-06-25

Como Citar

SILVA, J. K. M. da; SANTOS, Y. da S.; COSTA, M. A. EDUCAÇÃO INFANTIL: AS PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM A PARTIR DOS RELATÓRIOS DE AVALIAÇÃO. Revista Corixo de Extensão Universitária, Cuiabá, MT, n. 6, 2018. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corixo/article/view/6870. Acesso em: 28 abr. 2024.