Projeto ‘Conhecendo a UFMT’: levando o debate sobre a democratização do ensino superior as escolas públicas de Cuiabá – Mato Grosso

Autores

  • Henrique de Oliveira henriqueoliveirasnp@gmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso
  • Rodrigo Alves Caldeira mynameisrodrigoac@gmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso
  • Juliana Ferreira do Nascimento julianasanfa7@gmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso
  • Geovana Mylena de Arruda geovanaarruda2@gmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso
  • Silmara Gatti dos Santos silmara.sgs@gmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso

Palavras-chave:

Democratização, Ações Afirmativas, Políticas Públicas

Resumo

O “Conhecendo a UFMT” é um projeto de extensão de autoria de alunos de graduação da Universidade Federal de Mato Grosso, que participam do Programa de Educação Tutorial (PET) – Diferentes Saberes e Fazeres na UFMT, em conjunto com o Grupo Pesquisador em Educação Ambiental e Arte (GPEA). O objetivo do projeto é apresentar a Universidade Federal de Mato Grosso para os estudantes de escolas públicas de Cuiabá, a fim de incentivá-los a ingressar nesta instituição. A apresentação ocorre através de uma roda de conversa e com utilização de recursos audiovisuais, mostrando-lhes o espaço físico, localização, cursos disponíveis, políticas de acesso  e de permanência  oferecidas pelos programas do governo federal, programas de assistência estudantil, serviços oferecidos, etc. No ano de 2016, o projeto visitou 3 escolas diferentes: Escola Estadual Padre Ernesto Camilo Barreto, Escola Estadual Pascoal Ramos e Escola Estadual Dione Augusta, todas localizadas no município de Cuiabá –MT. Após a apresentação, aplicou-se um questionário fechado com o objetivo de mapear o perfil dos estudantes dessa turma de Ensino médio, investigar se esses estudantes almejam o ingresso em uma universidade pública, o que conhecem da UFMT e que concepções que eles têm referente às políticas públicas de ação afirmativa. O projeto “Conhecendo a UFMT” faz-se relevante à medida que aproxima a Universidade de outras instituições de ensino públicas e propicia a reflexão sobre as políticas de ações afirmativas e seu papel na superação das desigualdades sociais, históricas e culturais no país.

Biografia do Autor

Henrique de Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso

Graduando do Curso de Psicologia - Universidade Federal de Mato Grosso

 

Rodrigo Alves Caldeira, Universidade Federal de Mato Grosso

Graduando do Curso de Psicologia - Universidade Federal de Mato Grosso

Juliana Ferreira do Nascimento, Universidade Federal de Mato Grosso

Bacharela em Psicologia - Universidade Federal de Mato Grosso

Geovana Mylena de Arruda, Universidade Federal de Mato Grosso

Graduanda do Curso de Psicologia - Universidade Federal de Mato Grosso

Silmara Gatti dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso

Bacharela em Psicologia - Universidade Federal de Mato Grosso

Downloads

Publicado

2018-06-25

Como Citar

OLIVEIRA, H. de; CALDEIRA, R. A.; NASCIMENTO, J. F. do; ARRUDA, G. M. de; SANTOS, S. G. dos. Projeto ‘Conhecendo a UFMT’: levando o debate sobre a democratização do ensino superior as escolas públicas de Cuiabá – Mato Grosso. Revista Corixo de Extensão Universitária, Cuiabá, MT, n. 6, 2018. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corixo/article/view/6866. Acesso em: 24 abr. 2024.