Projeto ‘Conhecendo a UFMT’: levando o debate sobre a democratização do ensino superior as escolas públicas de Cuiabá – Mato Grosso
Palavras-chave:
Democratização, Ações Afirmativas, Políticas PúblicasResumo
O “Conhecendo a UFMT” é um projeto de extensão de autoria de alunos de graduação da Universidade Federal de Mato Grosso, que participam do Programa de Educação Tutorial (PET) – Diferentes Saberes e Fazeres na UFMT, em conjunto com o Grupo Pesquisador em Educação Ambiental e Arte (GPEA). O objetivo do projeto é apresentar a Universidade Federal de Mato Grosso para os estudantes de escolas públicas de Cuiabá, a fim de incentivá-los a ingressar nesta instituição. A apresentação ocorre através de uma roda de conversa e com utilização de recursos audiovisuais, mostrando-lhes o espaço físico, localização, cursos disponíveis, políticas de acesso e de permanência oferecidas pelos programas do governo federal, programas de assistência estudantil, serviços oferecidos, etc. No ano de 2016, o projeto visitou 3 escolas diferentes: Escola Estadual Padre Ernesto Camilo Barreto, Escola Estadual Pascoal Ramos e Escola Estadual Dione Augusta, todas localizadas no município de Cuiabá –MT. Após a apresentação, aplicou-se um questionário fechado com o objetivo de mapear o perfil dos estudantes dessa turma de Ensino médio, investigar se esses estudantes almejam o ingresso em uma universidade pública, o que conhecem da UFMT e que concepções que eles têm referente às políticas públicas de ação afirmativa. O projeto “Conhecendo a UFMT” faz-se relevante à medida que aproxima a Universidade de outras instituições de ensino públicas e propicia a reflexão sobre as políticas de ações afirmativas e seu papel na superação das desigualdades sociais, históricas e culturais no país.Downloads
Publicado
2018-06-25
Edição
Seção
Artigos
Como Citar
Projeto ‘Conhecendo a UFMT’: levando o debate sobre a democratização do ensino superior as escolas públicas de Cuiabá – Mato Grosso. Revista Corixo de Extensão Universitária, Cuiabá, MT, n. 6, 2018. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corixo/article/view/6866. Acesso em: 10 abr. 2025.