Educação agroflorestal no assentamento rural Serra Verde: quatro anos de vivência

Autores

  • Glauco Vieira Oliveira 1glaucovo@ufmt.br
    Universidade Federal de Mato Grosso
  • Paulo Afonso Ferreira 1glaucovo@ufmt.br
    Universidade Federal de Mato Grosso
  • Ronan Togo Corte 1glaucovo@ufmt.br
    Universidade Federal de Mato Grosso
  • Marcelo Gavlik 1glaucovo@ufmt.br
    Universidade Federal de Mato Grosso

Palavras-chave:

Extensão rural, agroecologia, desenvolvimento rural, sustentabilidade

Resumo

Este trabalho teve como objetivo a promoção de práticas agroflorestais a um grupo de vinte famílias do assentamento rural Serra Verde, em Barra do Garças-MT. Inspirado nos princípios e práticas pedagógicas de Paulo Freire (1987) que proporciona a construção do conhecimento por meio de trocas de experiências, ampliação do diálogo e valorização do saber tradicional, este projeto teve como base a metodologia proposta pela equipe da Universidade Federal do Acre para formação de agricultores agroflorestais, contida na apostila do educador agroflorestal. Houve um ótimo nível de interação entre a equipe de extensionistas e agricultores familiares que propiciou um ambiente rico e bastante favorável a troca de experiências e aprendizado mútuo, graças às articulações preliminares do técnico do INCRA que vem atuando junto aos assentados desde o ano de 2011 em vários projetos socioambientais. Em 2013, dez encontros foram realizados nos quais diversos conceitos técnicos foram apresentados paulatina e dialogicamente até se chegar ao conceito de Sistemas Agroflorestais Sucessionais. Ao final do ano de 2013 foram implantados dez módulos de Agroflorestas (SAFs) segundo modelo proposto por Armando et al. (2002), sendo expandido para 13 SAFs a partir do ano de 2014. Além do mais, nos anos de 2013 a 2016 foi possível realizar  produção e distribuição de mais de 3000 mudas de espécies agroflorestais; recuperação de áreas degradadas com espécies florestais de múltiplos usos; montagem de experimentos agroflorestais com café (Coffea sp) e acácia (Acacia mangium); capacitação da equipe executora; cursos práticos e certificação de agricultor agroflorestal às 13 famílias assentadas. De acordo com o diagnóstico realizado, o agricultor agroflorestal do assentamento Serra Verde possui perfil pecuarista. Assim, atendendo às preferencias locais de produção, a inclusão do componente animal nos SAFs deverá ser considerada nos próximos trabalhos a exemplo dos sistemas silvopastoris.

Biografia do Autor

Glauco Vieira Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso

Professor Associado, Professor Adjunto, Agrônomo; Curso de Bacharelado em Agronomia, Instituto de Ciências Exatas e da Terra; Campus Universitário do Araguaia; Universidade Federal de Mato Grosso.

Downloads

Publicado

2018-06-25

Como Citar

OLIVEIRA, G. V.; FERREIRA, P. A.; CORTE, R. T.; GAVLIK, M. Educação agroflorestal no assentamento rural Serra Verde: quatro anos de vivência. Revista Corixo de Extensão Universitária, Cuiabá, MT, n. 6, 2018. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corixo/article/view/6864. Acesso em: 24 abr. 2024.